Paracanoagem abre o desafio brasileiro no Mundial em Moscou


Na Alemanha, no ano de 2013, a Canoagem Brasileira conquistou um inédito e histórico resultado com a conquista de cinco medalhas, duas na Canoagem Velocidade com o jovem Isaquias Queiroz e três na Paracanoagem com Fernando Fernandes, Caio Ribeiro e Tamara Oliveira. O desafio deste ano acontece em Moscou, na Rússia, onde os atletas brasileiros enfrentam novamente os melhores do mundo no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014, evento que se inicia nesta quarta-feira e termina no domingo (10/08). As disputas da Paracanoagem abrem a competição com a disputa de 34 provas nesta quarta-feira, sendo seis delas finais: V1 Feminino TA, K1 Feminino A, V1 Masculino TA, K1 Feminino TA, V1 Masculino A e V1 Feminino A.

unnamedAo todo no evento são mais de 870 atletas de 71 países na disputa por medalhas em 29 categorias, entre eles muitos campeões mundiais e olímpicos, como é o caso dos brasileiros Isaquias Queiros, campeão mundial no C1 500m na Canoagem Velocidade; e Fernando Fernandes, tetracampeão mundial no K1 A e Caio Ribeiro, campeão no V1 LTA, ambos na Paracanoagem. No Mundial 2014 o Brasil é representado por 21 canoístas, 13 na Canoagem Velocidade e oito na Paracanoagem. A equipe técnica que acompanha a equipe é formada por 14 profissionais, entre eles chefes de equipes, treinadores, médicos, fisioterapeutas, jornalista, etc.

Nesta quarta-feira teremos todos os paracanoístas brasileiros na água em busca das primeiras medalhas do evento. A primeira a competir será Marta Ferreira na eliminatória 1 do K1 Feminino TA, prova de abertura do campeonato. Marta também compete na eliminatória 1 do K1 Feminino LTA. O segundo brasileiro a entrar na água é Fernando Fernandes que disputa a eliminatória 1 do K1 Masculino A, seguido logo depois por Luis Carlos Cardoso na eliminatória 1 do V1 Masculino TA. Luis Carlos também compete, à tarde, a final direta do V1 Masculino A.

Depois de Luis será a vez da paracanoísta Andréa Pontes competir na eliminatória 2 do K1 Feminino A. À tarde ela volta para a água para a disputa da final direta do V1 Feminino A.

unnamed-1

Ainda de manhã, período das disputas de eliminatórias da Paracanoagem, o estreante Fernando Rufino disputa a eliminatória 1 do K1 Masculino TA, seguido por Caio Ribeiro na eliminatória 1 do V1 Masculino LTA. Fechando a manhã de provas com presença brasileira o paracanoísta Patrick de Almeida compete na eliminatória 2 do K1 Masculino LTA.

À tarde, quando serão disputadas as semifinais e as seis primeiras finais da Paracanoagem, a também estreante Debora Benivides disputa a final direta do V1 Feminino TA.

Expectativa da estréia

unnamed-2Um dos estreantes em Mundial da Canoagem Brasileira é o “cowboy” Fernando Rufino, 29 anos, visto como uma das grandes esperanças da Paracanoagem Brasileira. Fernando, natural de Itaquiraí no Mato Grosso do Sul e boiadeiro toda a sua vida, encontrou no esporte o prazer de competir depois que sofreu um acidente ao cair de um ônibus e ser atropelado pelo mesmo em 2005.

“Fui boiadeiro e peão de rodeio minha vida toda, mas foi um ônibus que me machucou. Foi através da reabilitação do acidente que conheci a canoagem. Não tenho medo aqui não (adversários no Mundial), pois também sou filho de homem”, disse confiante com característico sotaque sertanejo o atual campeão brasileiro em sua categoria.

Para seu técnico, Thiago Pupo, a confiança é marca registrada do canoísta. “Ele é um atleta completo, do treinamento à alimentação. Tenho certeza que ele irá muito bem neste Mundial”, revelou.

Já na quinta-feira (7), segundo dia de competição, acontecem pela manhã eliminatórias da Canoagem Velocidade nas distâncias de 500 e 1.000 metros. Durante a tarde acontecem as semifinais, além de mais três finais na Paracanoagem – K1 Masculino TA, V1 Masculino LTA e K1 Feminino LTA.

As Seleções Brasileiras de Canoagem Velocidade e Paracanoagem participam do Campeonato Mundial 2014 com apoio fundamental do patrocinador oficial da Canoagem Brasileira – BNDES, Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Paralímpico Brasileiro e Ministério do Esporte por meio da Lei do Incentivo ao Esporte.

Clique e confira o STARTLIST completo da competição

Acompanhe AO VIVO no link: http://www.canoesport.ru/news/838-wch14.html

Atletas Canoagem Velocidade

Ana Paula Vergutz – CRC
Andrea Santos de Oliveira – ACC
Angela Aparecida Elias da Silva – AVIC
Celso Dias de Oliveira Junior – ARCCA
Cinara de Lima Camargo – CAP
Edson Isaias Freitas da Silva – GAC
Eduardo Schu Fagundes – ARCCA
Erlon de Souza Silva – CAP
Isaquias Queiroz dos Santos – CAP
Nivalter Santos de Jesus – CAP
Ronilson Matias de Oliveira – CAP
Vagner Junior Souta – CRC
Valdenice Conceição do Nascimento – ACI

Atletas da Paracanoagem

Patrick Ronald Nunes de Almeida – APEN
Fernando Rufino de Paulo – CAIRA
Fernando Fernandes de Pádua – CAP
Caio Ribeiro de Carvalho – Rio Va’a
Luis Carlos Cardoso da Silva – AVIC
Marta Santos Ferreira – ACI
Andréa Pontes e Silva – ACKC
Debora Raiza Ribeiro Benivides – ADD

Equipe Técnica

Heros Ribeiro Ferreira – Chefe de Equipe Canoagem Velocidade
Pedro Alves de Sena Junior – Técnico Canoa Feminina
Lauro de Souza Junior – Técnico Caiaque Feminino
Jesus Tomas Morlan Farina – Técnico Canoa Masculina
Rui Fortunato Soares Fernandes – Técnico Caiaque Masculino
Iran Schleder Junior – Coordenador de Comunicação
Newton Alex Vendrani da Silva – Fisioterapeuta
Leonardo Maiola – Chefe de Equipe Paracanoagem
Akos Angyal – Técnico Paracanoagem
Thiago Pupo – Técnico Paracanoagem
Luiz Gustavo dos Santos – Auxiliar técnico Paracanoagem
Paulo Barbosa – Técnico Paracanoagem
Patricia Moreno – Médica
Jalusa Storch – Fisioterapeuta

GUIA DE MÍDIA DA EQUIPE BRASILEIRA (clique aqui)

Site oficial do evento: http://canoemoscow2014.com

Fonte: CBCa