Paracanoagem Brasileira conquista três medalhas no Aquece Rio


Brasileiros se despedem do evento-teste, no Rio de Janeiro, com a conquista de um ouro e dois bronzes

Foto Paracanoagem: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

A Paracanoagem Brasileira mostrou, hoje (6), na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, que será uma séria concorrente à medalha nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Os canoístas brasileiros garantiram um ouro e dois bronzes no Aquece Rio, evento-teste que aconteceu de sexta-feira a domingo reunindo cerca de 180 atletas de 30 países no Rio de Janeiro. Na Canoagem Velocidade os brasileiros chegaram às semifinais em provas que envolveram os melhores canoístas do mundo da modalidade.

Paracanoagem Brasileira no Aquece Rio

A primeira medalha do Brasil no Aquece Rio veio com Fernando “Cowboy” Rufino, repetindo as posições conquistadas pelos atletas no pódio no Mundial de Milão, na Itália, no mês passado. No Rio de Janeiro, Rufino garantiu o bronze do KL2 Masculino com o tempo de 44.750, atrás do australiano Curtis McGrath (43.292) e do austríaco Markus Swoboda (42.618).

Logo após o bronze de Rufino o canoísta tetracampeão mundial, Fernando Fernandes, mostrou a força da Paracanoagem Brasileira conquistando o ouro na final do KL1 Masculino com o tempo de 57.276, à frente do italiano Salvatore Ravalli (59.775) e do austríaco Elmar Sternath (1:16.402).

Paracanoagem Brasileira no Aquece Rio

Na final do KL2 Feminino a jovem Debora Benivides garantiu o bronze na final com o tempo de 1:01.743. O ouro ficou com a Rússia (59.039) e a prata com o Canadá (1:00.038).

Na final do KL3 Masculino o brasileiro Vander de Lima chegou na 4a colocação da prova com 44.674, muito perto da medalha de bronze que ficou com o irlandês Patrick O’Leary (43.679). A prata ficou com o russo Leonid Krylov (41.168) e o ouro com o alemão Tom Kierey (40.691).

Paracanoagem Brasileira no Aquece Rio

No KL3 Feminino a canoísta Aline Lopes repetiu a mesma posição do masculino com o 4o lugar na final da sua final com o tempo de 56.685. O ouro ficou com a australiana Amanha Reynolds (53.833), a prata com a francesa Cindy Moreau (55.538) e o bronze com a italiana Yoko Plebani (56.034).

Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, a realização das provas de Paracanoagem no evento-teste, modalidade que não tem histórico paralímpico por estrear oficial ano que vem, no Rio de Janeiro, foi importante para analisar todos os componentes da instalação. “Foi um grande evento, um grande teste. Temos uma grande expectativa de medalhas, e de medalhas de ouro na Paralimpíada Rio 2016”, projetou.

Semifinais na Canoagem Velocidade

Na manhã deste domingo foram disputadas as semifinais e finais das provas de Canoagem Velocidade do Aquece Rio na Lagoa Rodrigo de Freitas.

A primeira semifinal disputada hoje pelo Brasil foi com Roberto Maehler e Vagner Souta no K2 1000m Masculino. Os brasileiros começaram liderando a prova, contudo não conseguiram suportar o forte ritmo e chegaram na 6a colocação da semifinal 2 da categoria, onde apenas os três melhores tempos passaram para a final.

Paracanoagem Brasileira no Aquece Rio

No K1 200m Feminino a brasileira Cinara Camargo chegou na 5a colocação da semifinal 1 e não conseguiu avançar para a final da categoria. Já no K1 200m Masculino com Edson Freitas da Silva remou forte, mas a 4a posição na semifinal 2 não foi suficiente para o brasileiro passar para a final da categoria.

Mais informações clique aqui para ir ao site oficial

Resultados oficiais clique aqui.