Pepe e Ana Sátila avançam no Mundial de Canoagem Slalom nos EUA


Nesta sexta-feira os brasileiros disputam a semifinal do K1 Masculino com Pepe e as eliminatórias do K1 Feminino e C2 Masculino

SlalomOs melhores canoístas do planeta começaram hoje as disputas do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Sênior, evento que reúne atletas de 35 países até domingo em Brison City, nos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (18) aconteceram as eliminatórias das categorias C1 e K1 Masculinos e do C1 Feminino com a classificação dos brasileiros Pedro ‘Pepe’ Henrique Silva e Ana Sátila para as semifinais do K1 Masculino e do C1 Feminino, respectivamente.

A primeira vaga veio com a jovem Ana Sátila, representante brasileira em Londres 2012 e vista como uma das grandes esperanças da Canoagem Slalom Brasileira para os próximos anos. Ela fez uma boa descida nas eliminatórias do C1 Feminino contra outras 26 atletas e garantiu sua presença para a semifinal com o tempo de 140.43 segundos na 13a colocação.

“Estou feliz. Este resultado é muito importante em um campeonato muito disputado. Agora é guardar energias para amanhã e tentar mais uma vaga, mas desta vez no K1”, disse Ana. A melhor descida das eliminatórias do C1 foi da tcheca Katerina Koskova (124.12). A semifinal acontece no sábado com a presença das melhores vinte atletas do evento.

No K1 Masculino Pepe enfrentou os melhores canoístas do mundo na categoria mais disputada do campeonato que contou com 74 atletas nas eliminatórias. O brasileiro remou com determinação e garantiu sua vaga para a semifinal na 27a colocação com o tempo de 105.57. O melhor tempo da categoria foi do tcheco Jiri Prskavec com 96.72 nas eliminatórias que passavam os trinta melhores tempos.

Pepe Gonçalves

Para Pepe, mais que o resultado, foi ter conseguido remar bem e ter feito uma boa prova classificatória. “É a segunda vez que eu consigo uma semifinal no Mundial Sênior. Acho que é um importante resultado para a Canoagem Brasileira. Agora é pensar amanhã na semifinal e manter o mesmo trabalho”, comemorou. Os brasileiros Ricardo Taques (44o lugar com 114.55) e Fábio Rodrigues (69o lugar com 167.87) também competiram, mas não conseguiram avançar para a próxima fase do evento. A semifinal do K1 Masculino acontece amanhã.

Nas disputas do C1 Masculino os três brasileiros que estavam na briga pelas vagas na semifinal não conseguiram passar de fase. Leonardo Curcell em 32o com 110.51, Charles Correa em 42o com 117.81 e Felipe Silva em 44o com 120.43 viram os atletas com os trinta melhores tempos irem à semifinal. Competiram 54 atletas nas eliminatórias onde o eslovaco Alexander Slafkosky marcou o melhor tempo com 100.98.

Além da disputa da semifinal do K1 Masculino com Pepe, o Brasil também compete nesta sexta-feira (19) nas eliminatórias do K1 Feminino com Ana Sátila e nas eliminatórias do C2 Masculino com três duplas: Wellington Carvalho e Cassiano Vieira, os gêmeos Welton e Wallan Carvalho, e com Charles Correa e Anderson Oliveira.

unnamed (2)

Preparação para 2015

No próximo ano o Brasil sediará o Campeonato Mundial Júnior e Sub-23, evento que será realizado no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, Paraná. Existe uma preparação que iniciou em 2012 com a formação de atletas e a constituição do Projeto da Equipe Permanente que surgiu graças à parceria da Confederação Brasileira de Canoagem Slalom (CBCa) e a Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN) que conta com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e apoios fundamentais do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Site Oficial: https://www.deepcreek2014.com

Resultados Ao Vivo: http://events.slalom.canoeicf.com/live-results-page