No primeiro dia de competição, Pepe se classifica para a semifinal do K1 Masculino no Rio 2016
Depois de uma hora de atraso devidos aos fortes ventos que atingiram o Rio de Janeiro neste domingo, foram disputadas as primeiras eliminatórias da Canoagem Slalom nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Pedro Henrique Gonçalves da Silva, mais conhecido como Pepe, deu um show nas águas do Canal Rio, no Complexo Esportivo de Deodoro; e com uma bela exibição em sua estreia olímpica garantiu presença na semifinal do K1 Masculino ao chegar na quinta posição das eliminatórias. A semifinal e final do K1 Masculino estão marcadas para a próxima quarta-feira a partir das 13h30.
“Foi fantástico e o fator casa está fazendo toda a diferença. Vou dar meu melhor na semifinal e sei do que sou capaz. Saber que tem muitas pessoas torcendo por nós é um motivo a mais para entrar na água e fazer o nosso melhor”, comemorou Pepe logo após garantir sua classificação. Pepe chegou em 5º lugar com o tempo de 88.46 (dois segundos de penalidade). O melhor tempo foi marcado pelo italiano Giovanni De Gennaro com 86.85, sem penalidade.
No C1 Masculino o brasileiro Felipe Borges, muito nervoso em sua primeira descida, não conseguiu a classificação para a semifinal da categoria ao terminar as eliminatórias na 16ª posição (105.14, 14 segundos de penalidade). Os melhores 14 tempos passaram para as semifinais e a melhor marca foi do alemão Sideris Tasiadis com o tempo de 92.23 segundos, sem nenhuma penalização.
“Estar aqui foi uma experiência única, uma experiência maravilhosa. Dei meu melhor e tenho certeza que em 2020 farei bem melhor”, disse Felipe.
Para o técnico da equipe brasileira, Ettore Ivaldi, Pepe mostrou estar bem concentrado para a prova. “Ele esteve bem concentrado esse um mês e ano de treinamento aqui. Já o Felipe esteve um pouco nervoso, principalmente em sua primeira descida, além de que as disputas do C1 estavam muito fortes”, ressaltou.
Brasileiros disputam amanhã as eliminatórias no K1 Feminino e C2 Masculino
Nesta segunda-feira (08) teremos mais brasileiros nas disputas pela presença nas finais olímpicas da Canoagem Slalom. Os primeiros a entrarem nas águas turbulentas do Canal Rio, em Deodoro, são Charles Corrêa e Anderson Oliveira nas eliminatórias do C2 Masculino (veja abaixo a programação de provas), onde as 11 melhores embarcações passam para a semifinal.
“Não estou nervoso, nem preocupado. Na verdade, estou bem relaxado nesses últimos momentos”, afirmou Corrêa. Já seu companheiro de embarcação, Anderson Oliveira, ressalta: “É muito motivador saber que temos uma torcida com a gente, mas não podemos deixar nos levar muito, pois o importante é não perder o foco”.
Os principais adversários dos brasileiros e candidatos à medalha no Rio 2016 são as duplas da França, República Tcheca, Eslovênia e Eslováquia, países que tiveram expressivos resultados internacionais nos últimos anos do circuito mundial de Canoagem Slalom.
Já no K1 Feminino as esperanças brasileiras se concentram na jovem atleta Ana Sátila. Apesar de pouca idade, 20 anos, a mineira é a atual 4ª colocada no ranking internacional da categoria. As principais adversárias de Ana Sátila no Rio 2016 são Jessica Fox (AUS), Maialen Chourraut (ESP) e Katerina Kudejova (CZE). Nas eliminatórias do K1 Feminino as 15 melhores embarcações passam à semifinal. “Agora é um momento de concentração, procuro escutar algumas músicas e ficar relaxando”, diz Ana Sátila.
Transmissão AO VIVO no SPORTV13
Os espectadores de TV por assinatura poderão acompanhar ao vivo todas as provas da Canoagem Slalom no canal SPORTV 13 (consulte sua operadora para saber o canal na sua região).