Polo do Rafting no Brasil sediou o Campeonato Brasileiro de Rafting R4


A modalidade que está em fase de readaptação demonstra evidente evolução técnica a cada evento

Campeonato Brasileiro de Rafting R4O final de semana não foi especial apenas pelo dia das mães, ele também marcou o retorno de competições de Rafting para Brotas – SP. Depois de mais de dois anos sem sediar nenhum evento, a região que apresenta a maior concentração de atletas da modalidade voltou a ser palco de um Campeonato Brasileiro de Rafting R4. Atualmente o município abriga 56 atletas dos 100 atletas regulares na CBCA e em competições.

O evento que começou neste sábado (07) contou com a participação de 17 equipes e aproximadamente 100 atletas que disputaram 4 provas diferentes: Sprint H2H, Tiro, Slalom e Descida. Todas as categorias tiveram disputas muito apertadas nas 4 provas, “O evento foi muito satisfatório na questão da qualidade dos atletas e guias de rafting. Contamos com 17 equipes participantes e a maioria delas apresentava níveis evidentemente superiores ao demonstrado no último campeonato, que aconteceu a apenas 25 dias em Socorro – SP” comemora Rebeca Fernandes, supervisora do comitê da modalidade junto à CBCa.

Ao todo, três categorias disputaram quatro provas no Rio Jacaré Pepira: Descida, Slalom, Sprint H2H e Tiro. Na categoria Masculino Sênior a equipe Bozo D’água 1 venceu quase todas as provas, com exceção do Sprint H2H, que foi vencida pela equipe Bozo D’água 2 que garantiu a segunda colocação no geral. O terceiro lugar geral ficou com a equipe Jacaré Pepira.

A categoria sub 23 masculino foi a mais competitiva, com duas equipes se revezando na primeira posição, a equipe Meninos do Rio 1 venceu as provas Descida e Slalom enquanto a Alaya Competition 1 venceu o Sprint H2H e o Tiro. Na classificação geral a Alaya Competition 1 foi a campeã com apenas 24 pontos de diferença para a Meninos do Rio 1 e a equipe Muleks de Brotas JR foi a terceira colocada da categoria.

Campeonato Brasileiro de Rafting R4No feminino sub 23 a equipe campeã do geral foi a Meninas do Rio 1, que venceu três das quatro provas e garantiu a vitória com pouco menos de 100 pontos da segunda colocada, Alaya Competition 1 que manteve a disputa apertada até o final do campeonato, o terceiro lugar da categoria ficou com a equipe Meninas do Rio 2.

A modalidade Rafting está, atualmente, em fase de readaptação, por conta da volta de copas resgate e a busca de novos rios para a realização das provas. “Isso valoriza os verdadeiros princípios do rafting agregado na qualidade de formação de atletas que irão representar o país em mundiais e Pan-americanos” explica Rebeca.