Por que devemos usar Leash nas remadas?


Acessório de segurança indispensável para experientes ou iniciantes, e que ainda é preciso conscientizar sobre o uso de Leash nas remadas

 

VS Bicep BlackLeash traduzido para o português significa coleira e é essa cordinha do lado esquerdo, que serve para prender a prancha de surf ao corpo do surfista, sabe por que? Para quando o surfista cair, a prancha não ir longe dele, arrastada pela onda… ele tem sempre a oportunidade de resgatar a prancha, que é o “objeto flutuante” dele.

No Surfski, na Canoa Havaiana, no StandUp Paddle acontece o mesmo!

Então pense na sua segurança, pois você DEVE USAR O LEASH PRESO NA PERNA E AO SEU BARCO, ALÉM DO COLETE SALVA-VIDAS!

Vejo muita gente remando e não usando Leash, outros vejo remando e usando o Leash preso no remo e ao barco, não está tão errado, mas numa situação crítica, há grandes chances de que o vento e as ondas arranquem o remo da sua mão levando embora seu remo e embarcação, pois com o peso do barco sendo arrastado, dificilmente seus dedos aguentarão ficar segurando por muito tempo o remo, ainda mais estando úmidos e cansados.

Você nunca deve soltar seu remo e nem seu barco ao cair na água, pois você precisa deles pra sair do mar, de uma condição adversa, se não, ficará a deriva!

Independente da condição de mar ou vento, use Leash, o tempo pode virar e você estará preparado.

Certa vez aconteceu um fato de que uma pessoa experiente, estava remando de surfski perto da Ilha da Moela no Guarujá /SP e o mar estava agitado, derrubando este canoísta.

Sem conseguir subir no barco, este soltou seu Surfski e se segurou nas pedras dessa ilha. Resultado: seu barco foi arrastado pelos ventos e ondas.

4 dias depois do ocorrido, o Surfski foi achado em Ilhabela/SP, por pescadores ha 120km de distância de onde aconteceu a queda do canoísta ao mar.

Se o remador tivesse com o Leash preso no corpo e ao barco, certamente o Surfski não teria sido arrastado, claro que resta ao canoísta ter habilidade de voltar ao barco na situação que se encontrava e se não tem condições de subir novamente, que não saia sozinho para mar aberto!

Dica Importante

Uma dica muito importante é quando acontece de você cair na água e estar ao lado contrário do qual você tem maior facilidade para subir. Em hipótese alguma solte o Leash para girar o barco e estar no lado correto. A dica é você fazer um “rolamento” junto com o surfski, por exemplo: Você está remando e caiu na água, o barco está ao seu lado esquerdo mas sua facilidade é subir com o barco no seu lado direito. Para realizar a manobra com o Leash preso, segure o Surfski (nunca solte seu remo) e passe por baixo dele, na água, rodando o barco junto. Pronto você estará com o barco no seu lado direito, o Leash continuará preso e é só fazer a subida e sair remando.

Outra dica é prender o Leash na perna direita caso sua facilidade seja subir com o barco no seu lado direito. Isso ajuda o Leash não enroscar nas pernas. Consequentemente se você tem facilidade de subir com o barco no seu lado esquerdo, prenda o Leash na perna esquerda.

Preze pela sua segurança e USE LEASH!