PAPO DE CANOÍSTA: Volta a Ilha de São Vicente, o Presente de Natal


Presente de Natal. Início de novembro recebi o convite da turma do remo para dar a volta na Ilha de São Vicente.

Por Rogério Mello – Pilates, Funcional e Yoga (13) 991 138 035

Situada no centro do litoral do Estado de São Paulo, na baixada santista, ao sudoeste da Ilha de Santo Amaro. O seu território é quase todo urbano e é dividido entre os municípios de Santos e de São Vicente, os quais concentram a maior parte de suas populações na ilha. No estuário que a separa da Ilha de Santo Amaro e do continente, foi construído o porto de Santos, um dos maiores do mundo.

Vou fazer a remada do papai Noel. Entrei em contato com os amigos Nelson Gama e Aroldo Moretti, convite aceito, missão dada e missão cumprida.

Começamos os treinos físico e mental, e em 19 de dezembro como era uma expedição nosso objetivo foi completar os 40 km.

Na mochila, celular, alimentos, água, protetor solar e la fomos nós para essa grande aventura.

O percurso teve inicio as 09h, canal 6, ponta da praia em frente ao Aquário Municipal de Santos, saímos sentido a cidade de São Vicente com previsão de três paradas.

Após 15 km de remada passando pela Ilha Porchat, porta do sol, ponte pênsil e ponte do mar pequeno, chegamos em nossa primeira parada, guardaria náutica no momento em que pudemos nos hidratar, alimentar, e abastecer os nossos Camelbak e dar continuidade ao percurso, sol escaldante, vento fraco na direção contraria com sensação térmica passando dos 40ºc. Estamos acostumado com o sol e tempo quente, mas confesso que esse foi o nosso maior desafio, a intensidade do sol e o tempo abafado criou um desconforto durante o percurso. Fomos motivando um ao outro, seguimos a remada observando a diversidade ambiental e social.

Como era nossa primeira volta na ilha tínhamos como meta sempre a próxima parada. Chegamos no corpo de bombeiro localizado na cidade do Guarujá, bairro de Itapema, embora exaustos, já nos considerávamos vitoriosos e realizados pois conseguimos imprimir um ritmo moderado desde o inicio, passando por São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Guarujá, e dai estávamos prestes a adentrar o início do canal do porto de Santos.

Cabe ressaltar que durante todo percurso tínhamos um barco de apoio, comandado pelo homenageado do dia e remador Guto da Turma do Remo.

Em questão de minutos o tempo muda, as nuvens fecham, o relâmpago e trovão entram em cena trazendo rajadas de vento, chuva e granizo, foi a resposta da grandiosa mãe natureza no final de tarde.

Após trinta minutos abrigado vem o remanso e seguimos ao fim da nossa primeira expedição na Ilha de Sao Vicente.