Jim Smith desenvolveu o primeiro caiaque montado através de peças impressas em 3D
Já imaginou poder criar seu próprio caiaque, em sua casa? Eis aqui um belo exemplo de DIY (Do It Yourself, em inglês; Faça Você Mesmo traduzido). Foram 28 partes impressas durante 42 dias de impressão 3D resultando em um caiaque de plástico com 26,3 kg reunindo as partes com silicone e parafusos, na sala de estar de Jim Smith, em Charlotte com o custo de aproximadamente 500 dólares, cerca de 1200 reais.
Smith modificou o projeto Siskiwit Bay da Minnesota Bryan Hansel para ser produzido na sua impressora 3D, sob medida.
De onde você tirou a idéia de usar uma impressora 3D para construir um caiaque?
Jim Smith: Eu tinha projetado e construído minha própria impressora 3D em larga escala. Eu realmente queria imprimir algo que pudesse demonstrar o potencial da impressão 3D e customização para alguém. Eu sempre gostei de caiaque e desde que eu vivo em um lago, um caiaque personalizado iria funcionar perfeitamente.
Como você colocou todas as peças juntas?
Um lado de cada parte tem porca de rosca e inserções termoplásticas que pressionaram elas. Estes são internamente presos, de modo que um parafuso pode ser enroscado nela. A parte de acasalamento tem furos de passagem para parafusos. Antes de eu colocar cada parte juntas eu uso silicone para calafetar a parte de cada seção e aparafusa-las juntas.
E gosta de remar nele, como é?
É realmente incrível para remar e muito mais rápido do que o meu pequeno de 10 pés Necky caiaque.
Na sua opinião, qual é o futuro da impressão 3D e equipamentos aquáticos?
Suponho que o futuro da impressão 3D e equipamentos aquáticos é a personalização. Você pode ajustar o design de um caiaque para otimizar seu desempenho para o seu corpo e uso pretendido.