Começou no dia 12, no CEPEUSP, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2013
Desde hoje 425 canoístas e paracanoístas representando 40 associações e clubes de 11 estados brasileiros disputam as medalhas do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2013, evento que acontece até domingo na Raia de Canoagem e Remo do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), em São Paulo, capital. A entrada para o evento é aberta ao público.
O campeonato começou nesta quinta-feira com as provas de 1.000 metros e já foi conhecido o primeiro campeão brasileiro de 2013. A primeira medalha de ouro do evento saiu para o baiano Milton Luz de Oliveira, vencedor do C1 1000m Masculino Cadete.
“Estou treinando para o campeonato desde o começo do ano. A prova foi muito disputada com adversários difíceis e a medalha representa muito pra mim pra ter a chance de entrar na seleção no próximo ano”, diz Milton que representa a ACC (Associação Cacauera de Canoagem).
Para o evento vieram atletas de todo o Brasil e de todas as categorias, mas pode-se perceber um crescimento na atenção dada as divisões de base (Menor, Infantil, Cadete e Junior). Para Fábio Marcel dos Santos, treinador das categorias de base no Pará e em Tocantins, o projeto que está sendo feito na região revela talentos de 8 a 12 anos que desde cedo pegam o gosto pela canoagem.
“A associação tem dado toda a estrutura que os meninos precisam. Trouxemos 26 atletas para esta competição de todas as categorias, de Infantil à Sênior. Temos atletas que já despontaram como a Ediléia Matos que é décima sétima do mundo em sua categoria, e muitos outros que ainda vão se sair muito bem neste ano”, contou.
Adilson Gomes Nascimento, o Jatobá, como gosta de ser chamado, é do Pará e treina na ACPN (Associação de Canoagem de Porto Nacional), tem 18 anos e vai competir pela categoria Junior no K1 200 e 500 metros. “A canoagem pra mim hoje é um sonho realizado. Estou no esporte há 10 anos e meu maior sonho é chegar aos Jogos Olímpicos”, diz Jatobá que competiu pela primeira vez em um Brasileiro em Curitiba no ano de 2009 e logo foi campeão.
Além das disputas nas categorias de base os consagrados atletas da categoria Sênior competiram nesta quinta-feira defendendo as cores de seus clubes e associações nas provas classificatórias. Amanhã eles voltam a competir nas provas da distâncias de 1.000 metros, sendo 26 finais das 46 marcadas para acontecer.
1.000 dias para os Jogos Paralímpicos Rio 2016
O dia de hoje marca a contagem regressiva de 1.000 dias para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, oportunidade onde a Paracanoagem Brasileira terá pela primeira vez a oportunidade de conquistar uma medalha para o Brasil. Fernando Fernandes e Caio Ribeiro, atuais campeões mundiais, são hoje as principais esperanças de medalha. Contudo, o crescimento da Paracanoagem Brasileira é notório e hoje é visto como um dos países mais fortes na modalidade com nomes como Marta Ferreira e Luiz Carlos Cardoso, destaques mundiais em suas categorias.
Para Luiz Carlos mil dias parecem muita coisa, mas é preciso sempre manter o foco. “Para um atleta mil dias é quase nada. No entanto, se nos dedicarmos é tempo suficiente para chegarmos lá bem preparado”.
O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) é o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira e tem sido decisivo no crescimento do esporte no país. A canoagem também conta com os apoios significativos do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Paralímpico Brasileiro e Itaipu Binacional. O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2013 também conta com apoio do CEPEUSP, Unimed e Seguros Unimed.
Mais informações sobre o evento em:
http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/596
Starlist das provas em:
http://www.canoagem.org.br/evento/pagina/nome/programacao_-_starlist/paginas_id/872/eventos_id/596
Resultados ao vivo:
http://www.live.imas-sport.com
Resultados oficiais em arquivo:
http://www.canoagem.org.br/evento/resultados/eventos_id/596
Fotos do evento em alta resolução em:
http://www.flickr.com/photos/canoagembrasileira
Fonte: CBCa