Principais canoístas do Brasil se encontram em Curitiba


Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2016 começa nesta quinta-feira (22) na capital paranaense

Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2016

Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2016

De 22 a 25 de setembro acontece no Parque Iguaçu, em Curitiba (PR), o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2016. O evento reunirá na capital paranaense 357 atletas de 37 associações e clubes de todo o Brasil, entre eles os medalhistas olímpicos e paralímpicos Isaquias Queiroz, Erlon Souza e Caio Ribeiro. O Campeonato Brasileiro, principal evento do calendário nacional e classificado como Controle Nacional para competições internacionais e definição das Equipes Permanente, será disputado nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master, Open e Paracanoagem.

Os principais canoístas do Brasil estarão lado a lado de muitas crianças e jovens que começam hoje a dar suas primeiras remadas. Para Edson Silva, 34 anos e representante brasileiros nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (K1 200m e K2 200m com Gilvan Ribeiro), ver a dimensão que a Canoagem Brasileira atingiu é um grande incentivo para os jovens que estão começando.

“Estou muito feliz com a dimensão que a Canoagem Brasileira ganhou e isso é muito importante. Com o Campeonato Brasileiro agora a gurizada que está aí na disputa e está super incentivada querendo e vendo que é possível chegar à uma Olimpíada. Precisamos aproveitar para universalizar a modalidade e colocar a criançada para remar”, comentou.

De acordo com o Supervisor do Comitê de Paracanoagem da CBCa, Leonardo Maiola, o Campeonato Brasileiro inicia um novo ciclo no esporte “é um importante momento para encontrarmos novos atletas, reforçarmos o crescimento da Paracanoagem e começarmos a trilhar o caminho neste novo ciclo olímpico” afirmou.

Crescimento e universalização

Após a histórica participação da Canoagem Brasileira nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 uma das principais metas da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) para os próximos ciclos é a universalização da prática do esporte em todo o território brasileiro.

Segundo o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, o fortalecimento das entidades filiadas será fundamental para a revelação das próximas gerações de canoístas brasileiros. “Provamos no Rio 2016 que o Brasil é forte também na canoagem. Nossa meta até 2018 é oferecer o esporte em todas as 27 unidades da federação e dessa forma revelar atletas para os próximos ciclos olímpicos e paralímpicos. Iremos, em parceria com o Ministério do Esporte e nossos patrocinadores, atender milhares de crianças e adolescentes interessados no esporte em todas as regiões do Brasil”, revelou Tomasini.

Transmissão SPORTV

No domingo (25) os canais SPORTV da TV fechada (favor consultar o número dos canais com sua operadora) transmitirão as provas finais dos 200 metros das 12h às 12h55.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2016 tem organização da Academia Brasileira de Canoagem (ABraCan); supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e GE; e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Programa Provisório

20 e 21 de setembro – Treinamentos
21 e 22 de setembro – Classificação funcional de Paracanoagem
21 de setembro – Reunião técnica
22 de setembro – Provas de 1000m
23 de setembro – Provas de 1000m e 500m
24 de setembro – Provas de 500m e 200m
25 de setembro – Provas de 200m

Programas de provasResultados Online e Mais informações.