Remando nas nuvens: Drone ajuda a análisar dados de performance esportiva


Um milésimo de segundo. Em esportes de alto rendimento, como a canoagem, este é um tempo decisivo – o suficiente para separar o vencedor do segundo colocado em uma prova.

Drone Week

Drone Week

Um milésimo de segundo. Em esportes de alto rendimento, como a canoagem, este é um tempo decisivo – o suficiente para separar o vencedor do segundo colocado em uma prova. Dá para imaginar que, nesses casos, qualquer ferramenta que contribua para aumentar a performance dos atletas representa um ganho e tanto.

No esporte, assim como na indústria, vantagem competitiva é importante. A GE sabe disso e trabalha para desenvolver soluções inteligentes – de aerogeradores a equipamentos de saúde – e conectar máquinas, pessoas e dados. Agora, a Drone Week 2016 te leva para ver o poder do big data de uma perspectiva diferente. Prepare-se para ver o Rio de Janeiro do alto!

Daqui há pouco mais de um mês, durante o maior evento esportivo do mundo, as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas serão palco de competições emocionantes da canoagem. Os atletas da equipe de canoagem velocidade brasileira já estão se preparando para este grande momento e a boa notícia é que contam com um aliado tecnológico: um aplicativo inovador que coleta e avalia dados dos treinos em tempo real, desenvolvido pelos pesquisadores do Centro de Pesquisas Global da GE no Rio de Janeiro, o ponto de partida da Drone Week 2016.

Com esta solução, criada especialmente pela GE para a Confederação Brasileira de Canoagem, da qual a empresa é patrocinadora, o técnico da equipe de canoagem velocidade consegue monitorar e orientar o desempenho dos atletas durante os treinos. Sabe como isso acontece? Um sistema wireless conecta à nuvem sensores acoplados às embarcações, que englobam acelerômetro, giroscópio e GPS e recebem informações sobre a frequência da remada, velocidade instantânea, localização, direção da embarcação e distância percorrida.

Ao mesmo tempo, os atletas usam um monitor de frequência cardíaca que envia informações via Bluetooth para os coletores instalados nas canoas. Tudo isso vira resultado! Por meio de um tablet, o técnico tem acesso a gráficos e análises de fácil visualização, com informações valiosas sobre o treino em tempo real, podendo ajustar as séries, traçar novas estratégias e identificar onde dá para melhorar o desempenho.

Fique de olho! Amanhã tem mais Drone Week 2016! Para assistir aos próximos episódios, curta a página da GE do Brasil no Facebook, ative as notificações e veja soluções inovadoras de uma nova perspectiva!