Jörn Scherzer, do site hoetonga.co.nz, publicou um review sobre a nova Nelo V1 e traduzimos aqui para mostrar essa nova canoa que será usada no Mundial de Va’a Sprint Rio 2014, confira.
Por já ter remado um surfski da Nelo, e depois de ter visto a qualidade de seus K1s e C1s usados por um grande número de remadores da alta performance em Campeonatos Mundiais e nos Jogos Olímpicos, eu sempre me perguntei: O que aconteceria se a Nelo fizesse uma V1.
Acontece que, por a modalidade V1 ter se tornado uma modalidade de Canoagem Paraolímpica, a Nelo decidiu então construir uma V1.
Não há dúvida de que o projeto desta V1 é um pouco incomum.
Certamente parece muito diferente da maioria dos seus concorrentes.
Dizem que seu projeto é do Tahiti, e que tem uma série de elementos de design que expõem o patrimônio Tahitiano.
Por exemplo, os apoiadores erguidos para anexar os yakkos e o desenho do nariz da canoa e do ama são semelhantes aos do nariz das V6 Tahitianas contemporâneas.
No entanto, parece também que os elementos de design da Nelo, inspirados em caiaques e na canoagem, estão chegando ao fim.
Por exemplo, compare a Nelo V1 com seu caiaque e canoa, e você irá detectar algumas semelhanças em termos de suas linhas.
Agora, a beleza está nos olhos de quem vê, e alguns de vocês podem divergir sobre isso, mas eu acho que tem um grande potencial.
Não há dúvida, porém, o seu design é incomum e bastante diferente.
O peso de 14,8 kg da V1 é totalmente controlado.
A versão que estamos testando é um modelo F (carbono completo, vácuo ensacado, resina epóxi), mas a Nelo oferece mais quatro opções de fabricação de diferentes modelos (clique aqui para obter mais informações do fabricante).
Essa versão testada veio com um assento ajustável e apoio para os pés. Isso definitivamente vale a pena mencionar porque, enquanto a maioria dos V1s no mercado pode ser personalizado para que eles se encaixam no seu tamanho, eu não tenho conhecimento de qualquer versão onde você pode ajustar tanto assento e apoio para os pés.
Além do mais, o apoio para os pés, você pode até mesmo ajustar o ângulo do encosto do calcanhar, para melhor posicionamento do pé e calcanhar. Esta é uma grande notícia para uma série de razões:
- Como remador você pode ajustar a configuração para torná-lo um ajuste perfeito e para otimizar o equilíbrio de sua canoa. Você quer sentar-se um pouco mais para a frente / trás, em certas condições? Sem problemas.
- O apoio para os pés vai direto para o chão, o que significa que você pode realmente empurrar com os calcanhares, aumentando a sua capacidade de transferir o poder em movimento para a frente. Aqueles que remam K1 vão saber o quão importante é usar a perna. É muito mais difícil de fazer em uma V1, mas ter um bom apoio para os pés realmente ajuda.
- Devido à sua adaptabilidade a diferentes alturas de remadores, a V1 pode ser utilizada por diferentes (clubes) e remadores, o que maximiza a sua utilidade.
O ajuste é muito fácil, os parafusos podem ser facilmente e rapidamente retirados e não são necessárias ferramentas para ajustar o assento e apoio para os pés, veja fotos acima. (Note-se que uma chave sextavada é necessária para ajustar o componente calcanhar do apoio para os pés, mas não é necessário ser alterado com freqüência.)
O cockpit é confortável e oferece espaço suficiente, especialmente em combinação com o assento ajustável e apoio para os pés. O cockpit é um pouco mais largo na frente, para que os joelhos se encaixam muito bem no cockpit.
O V1 vem com dois yakkos de madeira. Em comparação com yakkos de carbono, eles são definitivamente mais pesado, embora durante treinos na água, não pareceu afetar negativamente o desempenho – a leveza da ama pode compensar um yakko um pouco mais pesado. No entanto, a substituição do yakko de madeira com versões de carbono poderia reduzir o peso e, portanto, resultar em alguns benefícios adicionais em termos de performance.
Saias podem ser usadas facilmente, porque a versão que eu estou testando tem a borda do cockpit apresentando um lábio. Enquanto isso poderia ser uma vantagem, impedindo a entrada de água, é provável que não é necessário se você estiver usando uma bomba de pé. Além disso, essa borda sai um pouco do cockpit, então você tem que ter cuidado para não bater o seus dedos durante a remada.
No geral, o acabamento e o retoque de pintura são muito bons. Toda a V1 é incrivelmente dura, incluindo o ama, e este é apenas o seu modelo de base, de modo bastante impressionante!
Em termos de seu desempenho na água, vamos ter um olhar para as condições da água planas primeiro. Para a maior parte dos treinos, a distância entre o casco de ama é de cerca de 98,5 centímetros na parte de trás, e de cerca de 97 centímetros na parte da frente (com um ligeiro toe-in).
Remando em condições com pouco vento e sem ação das ondas, a V1 tem uma boa linha, mas também é sensível às ações de condução. Em condições de vento mais forte, ele também tem uma boa linha. Você vai notar que a parte da cabine de comando da V1 para a frente é bastante baixo (ver também abaixo da foto), este parece reduzir a resistência do vento e parece melhorar a movimentação, especialmente com ventos contrários. Mas vou precisar para realizar alguns testes adicionais para confirmar isso.
O casco se sente muito estável e, mesmo quando o ama é levantado para fora da água, ele não se sente instabilidade. Acho que, em combinação de uma remada em J na direita, a AMA pode fluir de forma relativamente fácil e, ao mesmo tempo, a canoa segue bem.
A aceleração se sente bem em largadas, o mesmo vale para mudanças de velocidade. Infelizmente, o mau tempo nas últimas semanas me impediu de testar contra o relógio e outros V1, mas no Mundial do Rio vai ser um teste útil e objetivo, especialmente se as condições permitirem uma comparação dos tempos da vitória contra os dos anos anteriores.
A AMA parece ter um pouco mais de volume do que, digamos, a ama padrão de uma canoa da Fai, mas também parece ter um bom desempenho em condições planas. Mais uma vez, isso vai ser interessante ver o feedback dos que estão competindo no Rio como que vai ser um bom teste em condições de sprint de alta performance.
Para algumas corridas de longa distância, a habilidade em remar uma V1 é importante (por exemplo, um giro de 180 graus em torno de uma bóia). Tendo testado este aspecto algumas vezes, posso dizer que, em consonância com a sua boa capacidade de resposta às ações conduzir a canoa, a Nelo é excelente.
Para concluir esta análise, o novo Nelo V1, definitivamente, tem uma série de coisas que vão se parecer com um pacote de alta qualidade. Durante as próximas semanas, vou colocar a Nelo V1 em mais testes, especialmente em condições de mar.
Fique atento ao próximo review!