Como o atleta de canoagem pode se beneficiar aferindo sua cadência em tempo real?
A cadência é útil em todos os aspectos do treinamento da canoagem. Alguns atletas tem utilizado a cadência para estruturar seus treinamentos, desenvolvendo uma técnica eficiente e forte; é uma ferramenta que permite ajuste sensível na performance de canoísta de velocidade e longas distâncias.
O sensor de cadência VAAK’A pode ser usado pareado a relógios com GPS e protocolos de cadência (CAD) como Garmin, Suunto, Polar, Timex, etc; você terá uma resposta mais rápida da leitura do sensor, pois o dispositivo é dedicado a isso. Já nos smartphones ele também funciona bem, mas tem um delay maior entre o que está na tela e o que está acontecendo no instante, isto depende do smartphone.
O VAAK’A é indicado para uso em caiaque, surfski, canoa, SUP e dragon boat. E ainda há outro modelo específico para remo olímpico.
Após o treino você pode fazer o upload de seus registros para o VAAK’A Analytics, um software disponível gratuitamente online, que irá dispor em gráfico, todas as informações colhidas no treino e, ainda, te informa qual foi o deslocamento médio por remada – clique aqui para acessar o VAAK’A Analytics – permitido uma análise profunda de seu treinamento. Você poderá dar “zoom” no gráfico e estudar fragmentos do treino. Pode fazer download do arquivo, imprimir e guardar todos os registro de suas sessões de treinamento, permitindo seu técnico analisar sua performance, mesmo à distância.
A idéia do representante do VAAK’A no Brasil é disponibilizar diversos artigos em português no site, para auxiliar atletas e técnicos a tirarem o maior proveito da nova tecnologia, com sugestões de treinos, comparativos entre equipamentos utilizando o VAAK’A como fonte de dados para a comparação e outros artigos relacionados.
“‘Qual o melhor remo, qual melhor barco, remada longa ou curta?‘; Muitas perguntas poderão ser respondidas com o emprego do VAAK’A, pretendemos auxiliar os atletas brasileiros a sair da rotina de treinos subjetivos e entrar no universo da tecnologia a serviço da performance, de forma bastante acessível. O nosso site brasileiro ainda está em construção, e o site internacional da marca é o www.vaakacadence.com“, comenta o representante da marca Christian Trajano.
Vendas do VAAK’A no Brasil
O preço de venda do VAAK’A é de R$ 1099, podendo ser dividido em até 4x no cartão de crédito.
Entre em contato com o representante VAAK’A BRASIL:
Christian Trajano
cel: (27) 996154398
email: christiantrajano@gmail.com
Neste artigo/review eu quero focar em atletas de nível intermediário e avançado, e no uso do feedback de cadência em tempo real para desenvolver uma técnica de remada forte e eficiente. Até que o atleta tenha construído uma sólida base técnica, com uma remada forte e eficiente, há pouco que se ganhar com treinos de alta cadência.
Para aqueles que já se sentem preparados para elevar a intensidade de seus treinos, a última parte deste artigo aborda o treinamento com cadências altas, em ritmo de competição.
Benefícios aferindo sua cadência em tempo real
Todo canoísta sabe que se girar seus braços rápido como uma hélice, aumentando sua cadência, isto é, a quantidade de remadas por minuto, seu barco irá mais rápido. Também é sabido que quanto mais forte é o atleta mais força emprega a cada remada, e isso também faz seu barco deslocar-se mais rápido. E claro, todos reconhecem que independente de seu nível de aptidão física e força, quanto melhor sua técnica, maiores serão seus ganhos de performance.
Então o que é melhor? Qual ênfase devemos dar à técnica? Devemos melhorar o condicionamento aeróbico para remarmos mais rápido, com maior cadência? Ou devemos investir mais tempo na academia e aumentar a força? A resposta, obviamente, é combinar os três elementos, da melhor forma, individualmente, para cada atleta.
Até agora, atletas e treinadores tem utilizado testes de lactato e frequência cardíaca para definir níveis de intensidade e estruturar a periodicidade de treinamentos. A cadência é estudada após os treinos, quando atletas e treinadores contam o número de remadas e determinam a cadência.
Remadores, ciclistas e corredores conhecem os benefícios de usar sensores de cadência em seus treinos há anos. Porque não disponibilizar em tempo real a cadência de remadas para os canoístas? Agora é possível com o uso do sensor de cadência VAAKA que é fixado ao remo e envio os dados de cadência para qualquer dispositivo compatível com os protocolos ANT+ e Bluetooth, como Garmin ForRunner, PolarV800, Suunto Ambit ou Timex global trainer. Isto permite ao atleta monitorar sua cadência, velocidade, distância e frequência cardíaca enquanto treina ou compete.
É uma inovação tecnológica e consiste na primeira ferramenta de treinamento desenvolvida para a canoagem em anos. Espero que que este artigo forneça idéias alternativas de treinamento e demonstre como atingir o equilíbrio perfeito entre técnica, força e condicionamento aeróbico, através do feedback em tempo real de sua cadência; levando a melhora de sua performance.
Trabalho com cadência fixa, constituindo a base
Na canoagem os movimentos não são criados de forma igual.
Quando remamos, a tensão em seus ombros, braços e costas é tão importante quanto o que você faz com seus pés, suas nádegas ou sua cabeça, e tudo influencia em sua velocidade.
Seu objetivos é converter a força muscular, o movimento corporal e a alavanca feita com o remo em deslocamento do seu barco. Então, como o feedback de sua cadência, em tempo real, pode ajudar a fazer com que seu movimento corporal e sua remada sejam mais eficientes ?
Não existe substituto para um bom técnico, mas se você não o tem disponível, a melhor coisa é utilizar um equipamento que te forneça sua cadência e velocidade em tempo real, para que consiga aumentar a eficiência de sua remada.
Exercícios de treinamento
Aqui temos um pequeno exemplo de treino para você iniciar. Execute uma ou duas sessões por semana, junto a seu programa usual de treinamento.
Semana 1
Estabeleça um ritmo confortável entre 30 e 35 remadas-duplas* por minuto (dspm), e reme 1Km observando sua velocidade. Tente não aumentar sua cadência, mantenha estável. Repita este processo por 10 km, com um minuto de repouso ativo entre cada km de remada. Qualquer que seja a velocidade que desenvolveu no primeiro 1 km você deverá mantê-la em cada um dos 1 km subsequentes.
* remadas-duplas (double stroke per minute – dspm): o VAAK’A irá contar uma remada à cada conjunto de remada direita-esquerda quando utilizado em remo de duas pás. Nos remos de uma pá cada remada é contada individualmente.
Tente manter uma velocidade constante nos dez tiros de 1 km, sem aumentar a cadência. Isto fará com que mantenha uma técnica consistente e vai prevenir que você descuide da técnica à medida que vai se cansando.
Semana 2, 3, 4, 5 e 6
Repita a primeira semana, em cadência confortável que você determinou inicialmente, mas gradualmente aumente a velocidade dos seus tiros de 1Km. Por exemplo, se na semana 1 você conseguiu manter 10 tiros de 1km a 11km/h, na semana 3 tente atingir 10 tiros de 1km a 11,5km/h, e na semana 6 faça 10 tiros de 1km a 12km/h.
Aumentando a velocidade sem aumento na cadência você estará convertendo com mais eficiência o movimento de seu corpo em deslocamento do barco, assim gerando mais potência a cada remada.
O sensor de cadência VAAKA é o dispositivo que mais se aproxima de um sensor de potência para a água, e por um preço acessível. Utilizando a cadência e a velocidade como explicamos acima fará com que você imprima maior potência a cada remada, sem focar especificamente em nenhum fundamento da técnica.
E lembre-se que seus maiores ganhos virão de uma remada eficiente e potente, sua força e condicionamento irão para o lixo se você não conseguir convertê-las em aceleração de seu barco. Então faça o trabalho de base em sua técnica, antes de iniciar qualquer trabalho em ritmo de competição, com altas cadências.
Trabalho com cadência de corrida, desenvolvendo braços rápidos
Agora que você tem uma sólida e eficiente técnica, seu próximo passo é trabalhar em uma cadência aumentada. Em atletas de elite, que conseguem manter boa técnica, velocidade e cadência tem uma relação praticamente linear, assim aumentando sua cadência aumentam sua velocidade.
Um atleta de alto desempenho durante a competição de 10 km ou mais irá manter a cadência entre 40 e 45 dspm; em provas de 1000m ou mais irá manter 55 dspm; e em provas de sprint (200m ou mais) atingirá 80 dspm.
Todo o atleta tem seus pontos fortes e fracos. Se você tem um biotipo musculoso com braços longos, você pode manter velocidades mais altas com remadas mais longas e cadência menor; enquanto que atletas de biotipo mais magro e atléticos irão ser mais inclinados a remadas mais curtas com cadências maiores.
Atletas de elite irão se espelhar nos campeões mundiais como guia de cadência e tamanho da remada, mas ainda assim irão realizar algumas adaptações, pertinentes à cada atleta e biotipo em particular.
Para os atletas do nível intermediário e avançado, a cadência será menor e a remada será mais curta, mas deverão gradualmente aumentar sua cadência durante seu programa de desenvolvimento da aptidão física e força.
Como sugestão, quando correrem provas de 8 km ou mais, sua cadência-alvo deve ser em torno de 40 dspm, se não conseguir manter isso, provavelmente sua remada está muito longa para seu nível de condicionamento e força.
Em provas de 1 km ou mais você deverá manter uma cadência de 50 dspm e, em provas curtas ou sprint de 200m ou mais uma cadência de 65 dspm.
Algumas dicas que ajudam a aumentar sua cadência:
- Desenvolva treinos intensos em distâncias menores das que pretende correr. Se estiver treinando para provas de 10km ou mais, faça treinos de 5Km; para provas de 1Km faça tiros de 500m. O segredo é manter cadência elevada, similar à cadência que irá desenvolver na prova. Este treino irá desenvolver conexões neuromusculares e braços mais ágeis. Objetive sessões de treino de uma hora com uma taxa de execução descanso de 2:1. Garanta uma boa técnica mesmo nas cadências mais altas; se você não conseguir manter a técnica adequada, pare e descanse.
- Barcos duplos são sempre remados com cadências mais altas, então repita as sessões de treino anteriores com todas as equipes.
- Se você achar fácil manter este trabalho com cadência elevada, procure gradualmente alongar sua remada, o que irá aumentar sua velocidade, mas garanta que está sustentando a mesma cadência. A medida que se aproximar seu período de competição, realize seus treinamentos nas distâncias das provas que irá disputar, com cadência de prova.
O feedback de cadência em tempo real proporciona uma conversão dos dias improdutivos em valorosas sessões de treinamento. Um treinamento inteligente é aquele em que podemos identificar claramente o que você está tentando alcançar a cada sessão de treino.
No trabalho com cadência fixa você está usando o feedback de cadência em tempo real para desenvolver uma remada técnica, forte e eficiente que irá ajudá-lo a desenvolver maior potência em cada remada. Utilizando o trabalho com cadência de corrida você irá desenvolver braços mais rápidos e a habilidade de sustentar altas cadências durante todo o seu percurso de prova.
O feedback de cadência, utilizando os sensores de cadência VAAKA é a grande novidade. Os técnicos da canoagem ainda estão explorando novas maneiras de incorporar esta informação em seus programas de treinamento. Acompanhe nossa página no Facebook e fique ligado em nosso site para mais idéias de treinamento com o VAAKA.