Saiba como: Classificação Paralímpica Rio 2016


Entenda como se dará a classificação na Paracanoagem e quais provavelmente serão os principais adversários do Brasil daqui dois anos no Rio de Janeiro

Copa Brasil de Paracanoagem

Uma das novidades no programa dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 é a inclusão da modalidade de Paracanoagem. Em 2009, a Federação Internacional de Canoagem (ICF, em inglês) iniciou um programa para levar o esporte a todos, com o objetivo de incluir suas disputas em 2016.

A história oficial da Paracanoagem começa em 2009 quando apenas alguns países pioneiros no esporte – entre eles o Brasil – participaram do Campeonato Mundial de Paracanoagem no Canadá. Porém, a grande conquista aconteceu em 2012 quando o esporte conseguiu sua inclusão aprovada no Programa Paralímpico. Contudo, foi em 2013 no Mundial de Paracanoagem realizado em Duisburg, na Alemanha, que o Brasil demonstrou sua grande força na modalidade. O brasileiro Fernando Fernandes, atleta de K1 Masculino A, conseguiu conquistar mais um título para sua carreira tornando-se tetracampeão mundial e uma das grandes figuras internacionais da popularização da Paracanoagem em todo o mundo.

Dentre os dez atletas brasileiros que participaram do evento três deles voltaram para o Brasil com uma medalha na bagagem: um ouro com Caio Ribeiro de Carvalho na categoria V1 Masculino LTA 200 metros, um bronze com Tamara Oliveira da Silvana categoria V1 Feminino TA 200 metros, além do ouro de Fernando Fernandes em sua categoria.

Paracanoagem

No que concerne a Paracanoagem no Rio 2016 a classificação se dá para a federação do país ao qual o atleta compete, e não o atleta em si. Sendo que se ocorrer algum imprevisto, onde o atleta não possa competir, o mesmo será substituído por outro atleta da mesma federação nacional.

Critério Classificação

Um atleta pode classificar seu país em apenas uma categoria. Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 possuirá seis eventos na modalidade de Paracanoagem, todos disputados nos 200m. As provas são dividas nas seguintes categorias: K1 LTA, V1 TA e K1 A, sendo as três categorias disputadas no masculino e feminino.

Na competição de Paracanoagem, as classes funcionais são: LTA, onde o atleta utiliza braços, tronco e pernas para auxiliar na remada; TA, na qual o atleta utiliza apenas o tronco e os braços; e A, em que o atleta só tem a possibilidade de utilizar o movimento dos braços.

As provas classificatórias para o Rio 2016 serão os Campeonato Mundiais de Paracanoagem de 2015 e 2016. No ano que vem os seis melhores classificados terão a vaga para as suas respectivas federações nacionais. Em 2016 os quatro melhores atletas obterão para sua federação uma vaga em sua categoria. Caso o mesmo país classifique dois atletas na competição, apenas o atleta com a classificação mais alta será validado para a delegação do seu país. Caso uma federação nacional já tenha obtido as vagas em 2015 o mesmo não poderá concorrer novamente pelas mesmas em 2016.

As demais vagas não preenchidas durante esses dois campeonatos mundiais classificatórios serão oferecidas às federações nacionais com atletas melhores posicionados nas respectivas categorias do Mundial de 2015. Caso ainda assim a vaga não seja preenchida, a mesma seguirá para a federação melhor posicionada no Campeonato Mundial de 2016. Na data de 30 de junho de 2016 serão divulgados os nomes das federações e seus respectivos representantes.

Fonte: CBCa