São conhecidos os primeiros campeões do Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem em Curitiba


Nove finais foram disputadas hoje no Parque Náutico Iguaçu

Brasileiro VelocidadeO primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014 teve provas das categorias Menor, Infantil, Júnior, Cadete e Sênior, todas na distância de 1000m, oportunidade em que muitos jovens atletas podem encontrar os principais canoístas do país, muitos deles consagrados internacionalmente e referências para a garotada que está começando no esporte. Nas disputas de hoje já aconteceram as primeiras nove finais da competição que começou hoje (25/09) e vai até domingo (28/09). O evento reúne 401 atletas de 13 estados brasileiros no Parque Náutico Iguaçu, em Curitiba (PR), nova casa da Canoagem Brasileira.

As provas finais disputadas nesta quinta-feira foram nas categorias: C1 Masculino 1000m Menor, K1 Escola 1000m Infantil no Feminino e Masculino, C1 Masculino 1000m Cadete, C1 Feminino 1000m Menor, C1 Masculino 1000m Infantil, Mini K1 Feminino 1000m Infantil, K1 Feminino 1000m Menor e K1 Feminino 1000m Cadete.

A atleta Sabrina de Oliveira Bueno, de 12 anos, da Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN-SP), já está em seu segundo Brasileiro e hoje conquistou a medalha de ouro na K1 Escola 1000m Feminino Infantil. “Fiquei bem feliz com o resultado e ainda mais de estar no mesmo Campeonato que a Ana Paula Vergutz e a Cinara Lima Camargo, que são atletas que admiro muito”, comemora. Paulo Nascimento, da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI-BA) tem 12 anos e esse é o primeiro Brasileiro que participa: “ganhei bronze na C1 1000m infantil, o que é muito bom. Ainda quero tirar fotos com todos os atletas, quando crescer quero ser igual a eles”.

Evolução

Para a Confederação Brasileira de Canoagem, este é um ano recorde, tanto no quesito de inscrições de esportistas, como no investimento feito na modalidade. Hoje, somente na Canoagem Velocidade, o Brasil possui 1050 atletas cadastrados de 16 estados do país, demonstrando o crescimento da base do esporte no país e fundamental para que o Brasil também conquiste resultados internacionais expressivos, como os que têm acontecido nos últimos anos na Canoagem Velocidade e Paracanoagem.

Gustavo Borges, diretor de esportes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que é patrocinador oficial da Canoagem Brasileira, ressalta a importância do evento. “O Campeonato Brasileiro é onde podemos ver que o investimento na modalidade está dando resultado. Traçamos, desde o início, um plano estratégico, pensando no alto rendimento dos canoístas, agora estamos vendo a evolução pelos resultados e infraestrutura”, declara.

unnamed (4)

Para Borges, um dos pontos a se destacar é o nível do Campeonato Brasileiro. “A estrutura do Brasileiro, vista aqui em Curitiba, é a mesma dos campeonatos internacionais. Isso dá a possibilidade dos nossos atletas competirem de igual para igual com qualquer país”, ressalta. Em São Paulo, estado que abriga o maior número de canoístas, o número de atletas subiu de cerca de 950, em 2012, para 1149 no ano passado (2013). Em comparação feita nos mesmos anos, segundo dados da Confederação Brasileira de Canoagem, a participação de canoístas em competições nacionais aumentou de 307 para 395.

Paracanoagem

Atletas da Paracanoagem também disputam o Campeonato Brasileiro em Curitiba nas categorias LTA, TA e A. As provas serão disputadas durante o final de semana nos 500m e 200m, tanto no K1 quanto no V1.

Entre os atletas que disputam a competição na capital paranaense está o tetracampeão mundial e atual campeão brasileiro, Fernando Fernandes. “As provas do Brasileiro servem para avaliarmos o nosso nível e também como classificação para os principais campeonatos no próximo ano. Estou confiante e preparado para fazer um bom tempo”, afirma o paracanoísta que é referência mundial no esporte.

O campeão pan-americano Call Brynner também está confiante e destaca o nível da competição. “O nível de competição aumenta a cada ano, quero fazer o meu melhor e ter este bom resultado para as provas do próximo ano”, diz.

Fernando Rufino, vice-campeão mundial e que disputa seu terceiro Brasileiro afirma que a campeonato é uma ótima oportunidade aos atletas veteranos e iniciantes. “Estou orgulhoso em ver hoje aqui no evento 65 paracanoístas e feliz com esse crescimento do esporte. Acho que o Brasileiro vai ser um sucesso”, comemorou.

Os atletas da Canoagem e Paracanoagem participam do Campeonato Brasileiro com apoio fundamental do patrocinador oficial da Canoagem Brasileira – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro e Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Em Curitiba, a competição tem o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Resultados Completos:
http://www.canoagem.org.br/evento/resultados/eventos_id/683

Listas de largadas:
http://www.canoagem.org.br/evento/pagina/nome/startlist/paginas_id/1000/eventos_id/683

Serviço

Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014
Local: Parque Náutico do Iguaçu – Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, Alto Boqueirão, Curitiba.
Período e horário: 25 a 28 de setembro, das 8h às 18h.
Organização e supervisão: Academia Brasileira de Canoagem (AbraCan) e Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
Apoio: Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA)

Sobre a Canoagem Brasileira – A Canoagem Brasileira vem ganhando destaque em níveis nacional e internacional por meio do trabalho incessante em transformar o esporte no país e tornar o Brasil uma das grandes potências da Canoagem Velocidade Mundial, focando o trabalho realizado nos Centros de Treinamento da Academia Brasileira de Canoagem em São Paulo. Para que isso aconteça, a Canoagem caminha no quadriênio olímpico mais importante da história desportiva brasileira com apoio significativo do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Itaipu Binacional e, principalmente, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES -, que é o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira.