14 atletas representarão o país nas provas de caiaque e canoa de 11 a 14 de julho
Os Jogos Pan-Americanos 2015 começam nesta sexta-feira (10/07), mas os atletas da seleção brasileira de Canoagem Velocidade já estão em Toronto, no Canadá, se preparando para as provas que terão pela frente. Ao todo serão 14 atletas na modalidade, que inclui caiaque e canoa no masculino e feminino. A agenda da Canoagem Velocidade tem competições marcadas dos dias 11 a 14 de julho, e terá disputas empolgantes, como entre Isaquias Queiroz e o canadense Mark Oldershaw na canoa masculina.
A delegação conta com atletas experientes como é o caso dos medalhistas do caiaque masculino: Edson Isaías Freitas da Silva tem entre seus últimos títulos em Jogos Pan-Americanos a medalha de bronze no K1 500 metros e ouro no K4 1000 metros nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007. Roberto Maehler, atleta veterano da canoagem, também conquistou um ouro nos Jogos ocorridos em 2007 sendo parte do time do K4 1000 metros. A equipe para Toronto 2015 se reforça ainda com nomes que se destacaram nos últimos Jogos Pan-Americanos, realizados em Guadalajara 2011, como Gilvan Ribeiro (2 medalhas de bronze), Celso Dias de Oliveira Junior (medalha de bronze), e Erlon de Souza Silva (medalha de prata). A próxima geração de atletas da canoagem também marca presença, é o caso de Mariane dos Santos e Ediléia Matos dos Reis que fazem sua estreia em Jogos Pan-Americanos no caiaque feminino.
Ana Paula Vergutz, atleta do caiaque e detentora de medalhas de ouro e prata nos Jogos Sul-Americanos do Chile em 2014, revela que a competição será uma oportunidade para tentar a primeira medalha em Jogos Pan-Americanos. “Nunca a seleção esteve tão forte e com tantos bons atletas. Queremos trazer medalhas para o Brasil” declara ela. Isaquias Queiroz, considerado a promessa olímpica do país, está empolgado com a competição. “Esta será minha primeira participação em Pan-Americanos. Minha expectativa é buscar um grande resultado, mesmo sabendo que terei um grande adversário” conta. E emenda dizendo: “É uma competição de alto nível técnico e será a minha última avaliação antes do Campeonato Mundial em agosto, em Milão (ITA)”.
O técnico do caiaque feminino, Lauro Souza Júnior, preparou a equipe de forma intensa para o evento. “Nossos treinos são realizados de segunda a sábado, mesmo com clima frio” explica. Figueroa Conceição, técnico da canoa feminina, também tem uma forte rotina de treinos e explica o motivo. “O Pan é uma competição muito importante. Por isso devemos focar em todos os detalhes. A expectativa é chegar lá e mostrar nosso trabalho, e sem dúvida ir em busca das medalhas” revela ele. O treinamento de Figueroa tem revelado resultados em 2015: sua pupila Valdenice Conceição conquistou duas medalhas de bronze na última Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, realizada em maio. Os Jogos Pan-Americanos de Toronto prometem grandes feitos por parte dos atletas da Canoagem, além disto as provas serão a última chance de preparação internacional para as conquistas das vagas de Rio 2016, que ocorrem já no mês de agosto no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade.
Acompanhe o cronograma de provas e os resultados no link: www.toronto2015.org
Delegação da Confederação Brasileira de Canoagem Velocidade
Alvaro Acco Koslowski – Chefe de Equipe
Figueroa Conceição Souza – Treinador
Jesús Morlán – Treinador
Lauro de Souza Junior – Treinador
Rui Fortunato Soares Fernandes – Treinador
Iran Schleder Jr – Assessor de Imprensa
Atletas
Ana Paula Vergutz
Ariela Cesar Pinto
Beatriz Vergutz
Celso Dias de Oliveira Júnior
Ediléia Matos dos Reis
Edson Isaias Freitas da Silva
Erlon Souza Silva
Gilvan Bitencourt Ribeiro
Hans Heinrich Mallmann
Isaquias Queiroz
Mariane dos Santos da Silva
Roberto Maehler
Vagner Souta
Valdenice Conceição do Nascimento