Shark Paddle Surf é a primeira categoria genuinamente brasileira na Canoagem Onda


Categoria Shark Paddle Surf foi homologada pela Confederação Brasileira de Canoagem na Canoagem Onda

Shark Paddle Surf

Shark Paddle Surf

A nova categoria chamada de Shark Paddle Surf, ou somente “Shark Paddle”, mistura surfe com as demais modalidades da Canoagem Onda. Semelhante ao Waveski e ao Kayaksurf, categorias da Canoagem Onda, o Shark Paddle inova e dá liberdade ao praticante de pegar onda tanto em pé quanto sentado.

O esporte é praticado em competições de Canoagem Onda, como modalidade convidada, desde o ano de 2011. Em fevereiro deste ano, a modalidade foi homologada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) como a primeira categoria brasileira na Canoagem Onda e igualmente o primeiro esporte criado em Santa Catarina.

O esporte teve como criador o paulistano Alexandre Pierre Mattei, 45 anos, atualmente residindo em Joinville, Santa Catarina. Alexandre é atleta de Kayaksurf, já tendo conquistado diversos títulos em sua modalidade. O atleta já praticava o Shark Paddle improvisadamente desde 1997, e com as novas tecnologias de Stand Up Paddle (espécie de prancha desenvolvida para surfar em pé com auxílio de um remo de uma pá) resolveu que era o momento certo de construir uma prancha para a prática do esporte.

A prancha possui características especificas como dois ressaltos laterais para poder manobrar sentado. Esses ressaltos foram batizados de barbatanas, pois se assemelham às barbatanas de tubarões quando a prancha é vista de lado. Além destas modificações ainda é possível estilizar as pranchas com desenhos no shape, dando a opção de personalizar ainda mais o equipamento.

Alexandre Mattei comenta que a principal diferença para os praticantes é que nas outras modalidades eles ficam presos de alguma forma. No caso do Waveski tem-se o cinturão e as alças de pé. O Kayaksurf é todo fechado e ainda tem o saiote para evitar entrar água. No Shark Paddle o praticante fica completamente solto, ele tem que se virar para realizar as manobras de canoagem pressionando as coxas contra as barbatanas e os pés encaixados cada um em sua respectiva cavidade. “Surfar desta forma é muito diferente e desafiador, eu gosto” revela o atleta.

Shark Paddle Surf

Shark Paddle Surf

O Campeonato Sul-Americano de Canoagem Onda, em 2010, foi um marco neste projeto da confecção do equipamento para Shark Paddle. Um amigo do atleta, Maurício Marcus de Souza, topou o desafio. Maurício é fabricante de Waveskis e Stand Up Paddle, o que o gabaritou melhor do que ninguém para estar à frente deste projeto. A primeira Shark Paddle Board ficou pronta em fevereiro de 2011 e era bem similar a um Stand Up Paddle. Alexandre Mattei explica que “existem diversas outras particularidades de shape que diferem das outras embarcações de onda, como as bordas, os encaixes dos pés e a maior novidade: um esquema de quilhas totalmente inédito que eu criei para atender esta necessidade de surfar de pé e sentado na mesma onda.”

A variação de posições e manobras torna o esporte desafiador para quem o pratica. O Brasil que há quatros anos desconhecia o que era o Stand Up Paddle, hoje é febre perante muitas pessoas. Os novos esportes sempre passam por um período de adaptação no quesito reconhecimento por parte do público, tornando assim esperançoso o futuro para o Shark Paddle.

O novo esporte não possui restrições de idade, porém é necessário adquirir os conhecimentos básicos como o uso do remo, ter estrutura física necessária para a prática e o gosto pelos esportes radicais e surf.

Bruno Guazzelli Filho, supervisor do Comitê de Canoagem Onda na CBCa, comentou que o esporte é novo. “Temos por volta de 12 atletas correndo o Circuito Brasileiro de Canoagem Onda nesta modalidade, mas pela grande atuação e dedicação do Alexandre Mattei em sua criação, não temos ainda ao certo qual o crescimento e quantos praticantes temos em todo Brasil” explica ele.

O supervisor da Canoagem Onda ainda revela que os eventos são praticados em ondas de todos os tamanhos e formatos, cavadas ou cheias, mas no quesito onda cada atleta tem sua preferência. O uso do remo permite este grande diferencial em relação ao surf de prancha tradicional, e agora temos o Shark Paddle como mais uma modalidade do surf a remo para agregar a Canoagem Onda.

Shark Paddle Surf

Shark Paddle Surf

Segundo Bruno Guazzelli Filho, as etapas de competições da nova modalidade serão realizadas em conjunto com as etapas do Waveski e do Kayaksurf. Antigamente nessas modalidades os atletas mantinham uma rixa e os campeonatos eram até separados, atualmente isso acabou, e hoje vários atletas concorrerem em ambas as modalidades. O Shark Paddle Surf veio para agregar e ser mais uma opção de diversão radical.

O atleta e criador do Shark Paddle, Alexandre Mattei aproveitou o fim da entrevista para “agradecer muito à CBCa pela homologação, especialmente ao presidente João Tomasini Schwertner. Garanto que o Shark Paddle fará a Canoagem Onda ainda mais forte, juntamente com o Waveski e o Kayaksurf. Agradeço também ao meu amigo Chrystian Borba, o qual acreditou no potencial deste novo esporte e esteve lado a lado comigo nos bons e maus momentos até este final feliz!”.

A Confederação Brasileira de Canoagem deseja sucesso para a nova categoria e muitas conquistas em competições.

Fonte: CBCa