Supervisor da Paracanoagem se despede da CBCa


Leonardo Maiola deixa a Confederação após cinco anos no cargo. Carlos Bezerra Albuquerque assume temporariamente

A Paracanoagem é a modalidade mais recente do quadro da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e seu reconhecimento atual se deve muito ao trabalho de Leonardo Maiola, supervisor da modalidade que deixa o cargo após cinco anos de muito trabalho no desenvolvimento do esporte no país. Por motivos pessoais Maiola se despediu nesta sexta-feira (31) de sua função que será preenchida temporariamente pelo Prof. Carlos Bezerra de Albuquerque, atual Secretário-Geral da CBCa e Supervisor do Centro de Treinamento da Paracanoagem.

paracanoagem

Leonardo Maiola chegou à CBCa quando a modalidade ainda era conhecida como Canoagem Adaptada. Sob sua tutela ele transformou o esporte, do nome que passou à Paracanoagem até o desenvolvimento técnico e científico, como por exemplo seu trabalho frente à Classificação Funcional dos atletas da modalidade.

A Paracanoagem passou de poucos praticantes no seu início da década à uma das modalidades que mais crescem na CBCa. Atualmente a Paracanoagem é reconhecida internacionalmente, debutará nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e o Brasil é temido no cenário mundial com atletas como Fernando Fernandes, Fernando Rufino, Luiz Carlos Cardoso, entre outros brasileiros detentores de medalhas em Mundiais do esporte. Desde 2010, a modalidade passou por muitas transformações que tornaram o Brasil um forte candidato a uma medalha ano que vem no Rio de Janeiro.

“Tenho muito orgulho do trabalho que realizei na CBCa e da equipe com quem trabalhei. Hoje posso olhar a Paracanoagem como uma modalidade estabelecida no país e reconhecida no mundo. A Paracanoagem cresce cada dia mais e tenho certeza que dará muitas alegrias aos brasileiros nos Jogos Paralímpicos. Saio feliz por tudo que passei aqui e estarei sempre acompanhando o esporte onde estiver”, afirmou Maiola.

Segundo João Tomasini Schwertner, presidente da CBCa, o trabalho de Leonardo Maiola é referência no esporte brasileiro já que o mesmo praticamente ajudou a criar o esporte e transformá-lo no que é hoje. “Devemos muito do que é a Paracanoagem hoje ao trabalho do Leonardo. Esperamos que ele continue com sua competência e trabalho árduo em sua nova jornada”, agradeceu Tomasini.

A modalidade da Paracanoagem será assumida temporariamente pelo Prof. Carlos Bezerra Albuquerque. Desejamos boa sorte nos novos caminhos de Leonardo Maiola, agradecendo todo seu empenho e dedicação à Confederação e à Paracanoagem durante todos estes anos.