Aberta a temporada 2016 do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo


Aberta a temporada 2016 do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo

Desde o final do Campeonato Brasileiro 2015, em novembro, que teve a equipe São Polo como vencedora, a perspectiva para 2016 na modalidade é de um maior desenvolvimento e a adesão de novos participantes e futuros atletas.

A etapa de Londrina do Campeonato Brasileiro já tem confirmadas a presença de equipes dos estados do RJ, TO, PR e RS. As equipes serão observadas de perto pelo novo técnico da Seleção Brasileira, o também londrinense Ciro Nael Fasano Werner, pois a etapa será a primeira seletiva da Seleção para o Campeonato Mundial na Itália.

Em 2016, além das três etapas nacionais, serão realizados também dois eventos internacionais de grande importância. Em setembro o Campeonato Mundial de Caiaque Polo, em Siracusa na Itália e o 1º Campeonato Sul-americano acontece em novembro, com a presença de diversos países, na Argentina.

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo acontecerá nos dias 05/03 e 06/03, iniciando as 9h da manhã e finalizando às 18h no sábado e no domingo das 9h às 15h.

O que vem a ser Caiaque Polo?

É uma modalidade na qual dois times com cinco canoístas em cada time competem numa piscina de 30 x 20 metros. O objetivo é marcar gols na goleira do adversário.

Aliar um esporte radical, com manobras iguais àquelas das corredeiras, a um esporte de conjunto e emoção trouxe como resultado um rápido crescimento pelo interesse que desperta.

Tudo isto numa piscina à frente do espectador e com amplas condições de promoção: capacetes, coletes, remos, caiaques, gols e bordas da piscina serão ótimos planos de fundo para marketing.

Caiaque Polo: Introdução ao jogo

O caiaque polo, numa simplificação, seria um handebol jogado tanto com as mãos como com os remos praticado por cinco canoistas de cada time numa piscina com dimensões de 30 m x 20 m.

As goleiras medem 1,5 m x 1,0 m e são montadas a uma altura de 2,0 m do nível da água ; a bola é igual à de pólo-aquático e os caiaques têm no máximo 3,0 m de comprimento.

Obrigatórios são o capacete, o colete salva-vidas e uma saia de tecido flexível para que água não entre na cabine do caiaque. O remo tem que ter extremidades arredondadas e sem farpas por motivos de segurança.