Tipos de lemes para Surfski


Incomum e pouco explorado entre os canoístas, estudar o uso do leme correto para a condição de água onde irá remar pode beneficiar ou atrapalhar muito na sua performance

Qual leme devo usar no meu surfski?

Qual leme devo usar no meu surfski?

Muitos atletas não exploram o uso de diversos tipos de lemes para a condição de onde irão remar. Eu já testei alguns tipos de lemes e percebi que no mar em Santos, por exemplo, muitos usam lemes compridos e com área grande, para aproveitar as ondulações de embarcações e ter respostas mais rápidas do leme. Eu costumo usar um leme com cerca de 22cm, com menos área, ou seja, mais fino.

Em Fortaleza, durante o W2 Downwind, um leme mais comprido com aproximadamente 25cm era necessário, por que a popa do Surfski saia muito da ondulação, então lá usei o leme nº 5 (ver imagem abaixo).

Quando remo em canal ou rios, que a água é plana e possui muita vegetação, o ideal é usar um leme com a menor área possível, portanto minha escolha é o nº 2 (ver imagem abaixo).

Traduzido de um texto que está disponível no site Global Surfski, sobre os tipos de lemes que a Think Kayaks oferece, muitos destes formatos são facilmente encontrados no Brasil.

Uma das grandes atrações de possuir um surfski, é que ele pode ser remado em todos os tipos de condições e água. Surfar grandes ondas oceânicas (downwind) à remar em um lago plano, um surfski cuida de tudo.

No entanto, as diferentes formas de leme não são, por vezes, ideal para várias condições, e com isso em mente, a Think Kayaks tem uma extensa gama de “barbatanas” (lemes), para atender a cada condição:

Tipos de leme para Surfski

Tipos de leme para Surfski

#1 Este foi projetado para as condições da água planas ou superficial. É favorito entre os remadores de rio, onde plantas daninhas são um problema, e onde rios rasos podem representar uma ameaça para lemes  mais longos, às vezes os quebrando. Ele tem uma profundidade 7cm.

#2 Este leme é concebido para remar em água lisa, em que um pouco mais de direção é necessário, tal como uma baía ou raia, necessitando de mais direção para contornar bóias. Ele tem uma profundidade 12cm.

#3 O de 17cm é voltado mais para as condições do oceano. É a preferência dos atletas que preferem mais direção. É também o leme ideal para competições no mar, inclusive com lixos no percurso, garantindo que não vai deixar de você conseguir um bom resultado.

#4 O leme de 22cm elíptico é um dos favoritos entre os viciados em downwind. Ele oferece direção muito sensível e precisa, o que permite mudanças rápidas de direção quando está na onda.

#5 O de 25cm é o “Big Berta”, projetado para trabalhar nas condições mais extremas de downwind, quando você precisa de recursos de direção máximo nas piores condições.

#6 É nosso leme “Surf” original, proporcionando uma sensação neutra e agradável, semelhante ao leme de 17cm (nº #3), mas com uma área de superfície menor para os que requerem deslize suave.

#7 Foi um dos primeiros lemes. Eram pros lemes serem de um tamanho único, mas as várias condições que os surfskis estavam sendo usados, e que os atletas exigiram, foi preciso expandir as opções.

E você, usa qual tipo de leme?