Trabalho envolvendo a Paracanoagem ganha prêmio no Engeworkshop 2014 na Universidade Positivo


O projeto foi premiado com o primeiro lugar e coloca o esporte em evidência

unnamedO Workshop das Engenharias da Universidade Positivo tem como objetivo o de mostrar as inovações realizadas pelos alunos de todos os cursos de engenharia da Universidade. O evento é realizado anualmente e conta com premiações para os melhores trabalhos de cada curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso “Sistema de avaliação de Atletas Paralímpicos de Canoagem” dos alunos Juliano Proença e Joubert Aristeu, do curso de Engenharia da Computação da Universidade Positivo (UP), ganhou a medalha de ouro como melhor trabalho, da Engenharia da Computação, no Engeworkshop 2014. Todo o projeto teve a orientação do professor José Carlos Cunha, professor do curso de Engenharia da Computação da UP.

O trabalho foi desenvolvido com o intuito de prover melhorias na Classificação Funcional dos atletas da Paracanoagem, utilizando o sensor de pressão no finca-pé do barco. O uso do sensor de pressão proporciona ao classificador uma forma mais eficaz de ver se existe efetivamente a movimentação e pressão do atleta no aparelho durante a remada.

“Estamos felizes com o prêmio e é muito importante poder expor nosso trabalho para todas as engenharias da Universidade. Agradeço o nosso orientador, José Carlos da Cunha, e também a professora Maria de Fátima Fernandes Vara, do curso de Educação Física, que vem nos ajudando durante todo este trabalho” declara Juliano Proença.
Este trabalho também faz parte do Grupo de Pesquisa em Sistemas Embarcados – Engenharia Biomédica do Curso de Engenharia da Computação da Universidade Positivo. Também estão envolvidos nesse projeto, dentro do grupo de pesquisa, acadêmicos de Educação Física e Fisioterapia.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, ocorrido há um mês, serviu para realizar mais testes e coletar dados com este sensor. Contou na ocasião, para a realização dos testes, com a vinda de 2 professores, Maria de Fátima Fernandes Vara e José Carlos da Cunha, 10 acadêmicos e dois ex-alunos, Andrey Enrique Santos e Leonardo Maiola, da Universidade Positivo. Leonardo Maiola é também o atual supervisor da Paracanoagem na Confederação Brasileira de Canoagem.