“Ventos, velas e veleiros”, novo livro de Nearco Araújo, tem lançamento em 29 de maio


Entre traços e pinceladas, os desenhos de Nearco Araújo revelam o universo das tradicionais embarcações cearenses no livro “Ventos, velas e veleiros: embarcações tradicionais do Ceará”.

O lançamento acontece dia 29 de maio, às 19h30, no MAUC, em Fortaleza.

capa_ventos_velas_veleirosEntre traços certeiros, o arquiteto, urbanista e artista plástico amazonense Nearco Araújo revela, nas linhas do desenho, o universo das tradicionais embarcações cearenses, uma das manifestações mais importantes e diversificadas da nossa cultura material e imaterial. Reunindo um conjunto de obras sobre o tema, Nearco Araújo lança o livro “Ventos, velas e veleiros: embarcações tradicionais do Ceará” no próximo dia 29 de maio, às 19h30, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, o MAUC.

Com pesquisa e texto do arquiteto e urbanista Romeu Duarte Júnior, o livro valoriza o tradicional acervo naval cearense. Ao mesmo tempo, registra a trajetória de 78 anos de vida e mais de cinqüenta anos de trabalho, investigação e estudos de Nearco Araújo. “As jangadas, as construções leigas e cultas, as formas de expressão e os saberes e fazeres cearenses, dizem tanto de sua formação erudita ligada à arquitetura e ao design quanto de sua entrega à pesquisa obsessiva dos objetos populares do cotidiano e dos meios possíveis para a reprodução de sua forma e constituição. Nenhuma surpresa: trata-se de um arquiteto formado num tempo em que os arquitetos ainda desenhavam”, afirma Duarte Júnior.

Editado pela Modo Maior, “Ventos, velas e veleiros: embarcações tradicionais do Ceará” possui 108 páginas e desenhos que traduzem o segredo de ver e representar do artista, em uma homenagem aos jangadeiros, pescadores e operários cearenses. “A vida é sempre possível, mesmo teimosamente. Sou artesão no risco das coisas simples”, revela Nearco. A publicação, aprovada pela Lei Estadual de Cultura através da Secult, tem os apoios da OI e OI Futuro e ainda da Lei Rouanet – Ministério da Cultura, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil – BNB.

De 22 a 29 de maio, semana em que Nearco Araújo lança o livro no MAUC, o museu realiza também exposição aberta ao público, com desenhos do artista que estarão no livro, com visitação em horário comercial. Na quinta-feira, 29 de maio, a noite de lançamento de “Ventos, velas e veleiros: embarcações tradicionais do Ceará” conta com abertura de Romeu Duarte Júnior. Nearco Araújo autografa o livro durante coquetel, com apresentação da banda Navale.

Perfil do autor

Nearco_FotoMartaRocha-11Nearco Barroso Guedes Araújo é natural de Manacapuru, Amazonas. Nascido em 08 de setembro de 1936, chega ao Ceará na década de 50. Diplomado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Artes e Arquitetura da Universidade Federal do Ceará, em 1971, tem Pós-Graduação em Desenho Técnico e Monografias (UFC) e Planejamento de Campi Universitários (UFMG). O arquiteto e artista participou de dezessete exposições individuais e quarenta coletivas, obtendo 12 prêmios nacionais e 01 prêmio internacional. Como arquiteto e urbanista, antes mesmo de sua formatura, recebeu a Medalha de Ouro da Bienal Internacional de São Paulo, em 1969. O prêmio, concedido a um projeto elaborado por um grupo de estudantes da FAAUFC, projetou nacionalmente a nascente instituição de ensino. Entre pinturas e desenhos, diversos de seus trabalhos compõem coleções públicas e privadas no Brasil e no exterior. Atualmente aposentado do CAUUFC, Nearco Araújo também realizou trabalhos como consultor de projetos de arquitetura e artes visuais.

Serviço

Livro “Ventos, velas e veleiros: embarcações tradicionais do Ceará”
Autor: Nearco Araújo
Pesquisa e Texto: Romeu Duarte Júnior
Projeto gráfico, capa, diagramação e tratamento de imagens: Henrique Baima
Edição: Modo Maior Produções Artísticas
Preço: R$ 100,00

Lançamento

Data: 29 de maio de 2014
Horário: Às 19h30
Local: MAUC – Museu de Arte da UFC – Avenida da Universidade 2854, Benfica

convite lançamento Nearco Araújo