XI Volta a Ilha de Santo Amaro com Canoas Havaianas 2013


1234232_574474119277561_1466713723_nNesta edição contaremos com as melhores equipes do Brasil, mescladas de atletas de seis estados, espalhados nas 12 equipes, entre as categorias: Masculina, Masculina Master, Feminina e Mista.

Considerada a maior prova de canoas havaianas do mundo, a Volta a Ilha de Santo Amaro, mescla mar aberto, mar abrigado e rio. Durante os 75km, as equipes terão que superar um revezamento contínuo entre seus 9 atletas.

Nas mistas a grande expectativa está encima da equipe de Ilhabela/SP, aonde teremos a presença da Andrea Moller, campeã mundial de canoagem havaiana e stand up. Já na categoria masculina, a equipe favorita é de São Paulo – A Team Brazil – Samu, que terá que enfrentar a experiente Tribo Q Pira de Santos, a Brucutus, a Bahia Va´a e a Canoa Brasil Floriva Va´á. Na categoria feminina, as duas equipes estão bem equilibradas, o que provocará uma disputa bem acirrada.

Os recordes anteriores desta prova são: 75km – Equipe Tribo Q Pira (2010) 5:52:06, e 77km – Equipe Team Brazil (2011) 06:03:22.

A largada será Le mans, quando as equipes correm da areia em direção as suas canoas, um momento imperdível!

 

CRONOGRAMA DO EVENTO

11.10.13 – Sexta-feira

Espaço para montagem das canoas a partir de 6ª feira – Próximo ao canal 6, em frente ao palanque do evento.

19hr30 às 20hr30 – Briefing – Na Opium High Tec praia – Av. Bartolomeu de Gusmao, 127 (Exatamente na frente do evento).

 

12.10.13 – Sábado – Dia da largada!

7hr00 – Apresentação das equipes na praia;

7hr20 – Chegada dos atletas de revezamento na Ponto Edgar Perdigão;

8hr00 – Checagem de equipamentos;

9hr30 – Roda de energia;

10hr00 – Largada (Pontual) – Ao lado direito do Canal 6 em frente à Opium Hightech do Edifício Copacabana;

14hr00 – Horário de corte (Entrada em Bertioga) – As equipes que não passarem por este       ponto até este horário, poderão ser rebocadas, pelo seu barco de apoio (verificar se o barco possui cabo de reboque e providenciar);

16hr00 – Chegada prevista para as primeiras equipes (Tempo previsto de acordo com uma previsão de tempo e mar muito favoráveis);

17hr30 – Premiação na praia (horário aproximado).

 

  Equipes Inscritas:

Equipes FemininasCidade/UF
Kimi PoseidonStos, SP, Bertioga, Vitória e RJ
Canoa Brasil MateroSão Paulo  e Angra – SP e RJ
Equipes Mistas 
BMS Multisport Vaa ClubBrasília – DF
Clube de Canoagem Canoa BahiaSalvador – BA
Eco Treino IlhabelaIlhabela – SP
Equipes Masculina 
Bahia Va´aSalvador – BA
Tribo Q PiraSantos – SP
Canoa Brasil Floripa Va´áSantos e Florianópolis – SP e SC
BrucutusBertioga – SP
SamuSão Paulo – SP
Equipes Masculina Master 
Kahiko Kai Team BrazilSão Paulo – SP
Team BrazilSão Paulo – SP
HaglanSantos – SP

 

Barco de apoio

O barco de apoio deverá ter capacidade mínima para levar: toda a tripulação, um fiscal do evento e mais toda equipe, que por algum motivo tenha que desistir da prova;

O barco de apoio deverá ter rádio VHF em sintonia com a freqüência da organização mais cabo de reboque;A organização não se responsabilizará por barcos de apoio que possam vir sofrer um pane.

Importante as pessoas que irão apoiar, usarem algum remédio para combater o enjôo, já que a parte de mar é bem mexida, o que pode causar mal estar. O Meclin – 25mg, é um medicamente utilizado pelo mergulhador, e não dá sono, consulte seu médico para ver se ele é adequado para o seu apoio, isto é apenas uma sugestão da organização.

 

Fiscal de água

Em cada embarcação haverá um fiscal de água, que terá o contato do médico da organização e de outras embarcações que estarão envolvidas no evento, mas em nenhum momento ele poderá participar ajudando ou interferindo na estratégia da equipe.

O fiscal de água poderá desclassificar uma equipe por má conduta, não uso de colete, arremesso de algum tipo de alimento ou água da embarcação de apoio para a canoa havaiana, ou outro tipo de situação que após o evento será analisada pela comissão julgadora.

 

Mapa da prova – Clique para ampliar

mapa

(Plano A e B): o critério para escolha do plano obedecerá as regras das edições anteriores, a única chance de aprovação para o plano B será se o barco de apoio não puder navegar nas condições de mar do dia do evento, entendemos que cada equipe deverá ter o equipamento necessário para que possa enfrentar todas as condições de mar.

*Algumas considerações sobre o mapa serão pautadas no briefing.

 

Projeto Solidário

Como já é tradicional deste evento, solicitaremos 9 pacotes de fraldas por equipe, ou pacotes grandes, que somem 90 fraldas unitárias.

Todas as fraldas serão destinadas a Casa Vovó Benedita, um abrigo onde moram, desde recém-nascidos até pré-adolescentes.

 

Andrea Moller

Confirmada a presença da maior big rider e campeã mundial de Canoa Havaiana e SUP!

Andrea Moller estará chegando do Hawaii e, participando da 11ª Volta à Ilha de Santo Amaro / 2013.

Sem dúvida as melhores equipes do País já se preparam para o grande DESAFIO!!!!

 

Atividades na arena do evento

Serão realizada atividades esportivas gratuitas para o público, durante a prova!

Patrocínio – Onbongo

Organização – Canoa Brasil

Apoios: Opium caiaques e canoas, Prefeitura Municipal de Santos, Vit Shop, Panificadora Rainha da Barra, Red Bul, Dragon Slach Lines, PH3 e 102,1 a Rádio Rock, sempre remando na melhor direção!

Deixe uma resposta

ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *