XII Volta a Ilha de Santo Amaro 2014, marca momentos inesquecíveis


A vitoriosa equipe Smiles – Mauna Loa da cidade de Niterói, tornou-se nesses doze anos a primeira equipe fora do estado de SP a vencer esta prova.

A prova deu largada as 9h32 do dia 29/11/2014 em frente a Escola Escolástica Rosa, quando as 13 equipes em formato Le Mans, correram em direção as suas canoas e iniciaram a sua navegação. No mar os 13 barcos de apoio aguardavam com os atletas reservas e sua equipes de apoio com um fiscal do evento.

As equipes iniciaram suas trocas e o tempo, rapidamente começou a mudar logo na Ponta Grossa, aonde a equipe de Brasília logo virou, estavam muito próximos da costeira, mas souberam depois de várias tentativas, fazer o seu alto resgate.

Foto de Reinaldo Barreto

Durante todo o percurso da Ponta Grossa até o Canal da Bertioga, que soma aproximadamente 35 quilômetros de mar muito bravo, vento forte, tivemos várias intercorrências. A equipe de Florianópolis também virou e como a de Brasília, teve dificuldade de esgotar a água da embarcação devido ao volume de ondulações.

Superação

A equipe de Brucutus, única a participar de todas as edições, navegava com uma canoa bipartida, quando estavam próximos a praia do Guaiuba, a popa da canoa desparafusou e após diversas tentativas de reparo, eles ainda conseguiram remar mais uns 10 quilômetros, até que houve o rompimento total e a parte traseira ficou quase submersa.

10426780_367107463449881_2127407799322582840_n

A parte perdida foi resgatada e recolhida pela embarcação de apoio, e a organização autorizou a troca da canoa, desde que não recebessem ajuda externa e fossem navegando com o restante que sobrou até a canoa substituta. Desta maneira, eles navegaram mais uns 5 quilômetros com 4 remadores e apenas uma parte da canoa, até que conseguissem fazer a troca, EMOCIONANTE. Em última colocação, após todos esses imprevistos, ainda conseguiram ultrapassar duas equipes, conquistando O 11º lugar geral e 8º da categoria masculina Open.

Foto de Ivana Santos

Foram 8h05 minutos de navegação, superação e perseverança, características peculiares das equipes de Bertioga, lideradas pelo Capitão Riesco, equipe incrível!

Outras equipes como a Carioca Va’a do Rio de Janeiro, categoria Masculina Open, tiveram o barco de apoio quebrado por quase duas horas, o que fez com que eles ficassem esse tempo todo sem revezamento e sem água, e mesmo assim conquistaram o disputado 5º lugar da categoria.

Após 6h52 de prova com o maior grau de dificuldade que já tivemos, comparado com as edições anteriores, a equipe Smiles Mauna Loa de Niterói/RJ chegou, e a festa de comemoração fez arrepiar até o mais frio dos expectadores.

Galeria de fotos

https://www.facebook.com/edu4466/media_set?set=a.889894004368011.100000422589175&type=3

Toda a organização ficou parada apreciando atentamente a comemoração da equipe, com os atletas gritando emocionados com sua vitória. Seis minutos depois despontava a equipe de Vitória Va’a – Vitória/ES, estavam felizes mas ao mesmo tempo com a água na boca da pouca diferença que faltou para que o primeiro lugar fosse conquistado. Já a equipe Paddle Club Ilhabela com 7h03 chegou como se vitoriosa, e comemoraram sua colocação com a mesma animação que largaram, dava a impressão que poderiam dar outra volta na ilha. Essas equipes que chegaram em segundo e terceiro lugares (Vitoria e Ilhabela), disputaram remo a remo quase todo o percurso. Até o Porto de Santos a organização ainda não tinha uma definição da segunda colocação.

E todas foram chegando, na quarta colocação, a Equipe de Florianópolis, com 7h19 minutos chega com seus alunos estreantes, com o comando do Professor Evandro Dornelles. Eles se saíram muito bem, e puderam ter uma experiência que vai fazer que em 2015 a briga pelo primeiro lugar seja mais acirrada. “Fizemos a prova inteira, e só na chegada percebemos que o Ama estava rachado e cheio de água, rsrs. Comenta Evandro Dornelles, com espiritualidade de competidor.

Nas equipes mistas tivemos em primeiro lugar a equipe Ava Canoeiros do Paranoa, de Brasilia, que mesmo após virarem logo no inicio da prova chegaram em 7h22. Grudada logo atrás, chegou a SP Va’a de Sao Paulo com 7h23 e um pouco mais tarde a Brucutus de Bertioga com 7h59. Já nas equipes Masters tivemos novamente a equipe de Niterói – Smiles Mauna Loa, com uma dobradinha de primeira colocação com 8h19 e a equipe Raglan, com nossos remadores legends aqui de Santos com 8h34.

“Esta prova é a prova do ATLETA. No briefing, vc ja completou 70% dela, comentou Fabio Paiva um dia antes do evento. Montar um time com 9 remadores, fazer o planejamento de no mínimo 6hr00 de navegação, dar a sorte de alugar um bom barco de apoio, pensar em tudo, alimentação, estratégia, equilíbrio emocional, todo esse conjunto é que vai levar ao resultado. “Comenta Fabio Paiva, introdutor no esporte no pais e diretor da prova.

Essa prova teve patrocínio OPIUM Hightec Line, Co-patrocínio Onbongo Surf Adm. Apoio: Panificadora Rainha da Barra, Vit Shop Jorge Ju Carduz Neto, Okumura Temakeria, Rádio 102.10, PMS, Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos. Organizacao Canoa Brasil

RESULTADOS DA PROVA – VSA 2014 – 29.11.14 – 75KM COM REVEZAMENTO

CATEGORIA MASTER MASCULINA

1º SMILES MANUA LOA – NITEROI/RJ – 8H19
2º RAGLAN – SANTOS/SP – 8H34

CATEGORIA MISTA OPEN

1º AVA CANOAEIROS DO PARANOA – BRASILIA/DF – 7H22
2º SP VA’ A – SAO PAULO/SP – 7H23
3º BRUCUTUS – BERTIOGA/SP

CATEGORIA MASC OPEN

1º SMILES MAUNA LOA – NITEROI/RJ – 6H52
2º VITORIA VA’A – VITORIA/ES – 6H58
3º PADDLE CLUB ILHABELA – ILHABELA/SP – 7H03
4º FLORIPA VA’ A – FLORIANOPOLIS/SC – 7H19
5º CARIOCA VA’A – RIO DE JANEIRO/RJ – 7H24
6º LIFE NAUTICA GREENS – BRASILIA/DF – 7H32
7º WA’A LOST CANOA BRASIL – SANTOS/SP – 8H04
8º BRUCUTUS – BERTIOGA/SP – 8H05

Texto: Canoa Brasil
Foto de Reinaldo Barreto