Campeonato Brasileiro de Va’a e Oceânica serão em Vitória/ES


Competição será realizada em Vitória em função do crescimento da canoa Va’a e da Oceânica no Estado.

Brasileiro de Oceânica 2014

Brasileiro de Oceânica 2014

Os maiores atletas e times de Va’a e da Oceânica do Brasil estarão em Vitória, nos dias 9 e 10 de julho, para participar do Capixaba Va’a Race – 1ª etapa do Brasileiro de Va’a (V6) e 3ª etapa do Brasileiro de Oceânica, com percursos de até 20 km.

A prova de Vitória é classificatória na Va’a para o sul-americano, no Chile, e o mundial, no Tahiti e também pode determinar os campeões brasileiros do ano na Canoagem Oceânica, por ser a 3ª de 4 etapas. A última será em Ilhabela/SP em novembro.

As competições serão realizadas na praia de Camburi, com arena armada próxima ao K1. No percurso mais longo e disputado pelos times e atletas de elite, os remadores atravessam a entrada da baía de Vitória, indo até a Ilha dos Pacotes, em Vila Velha, retornando a Camburi.

Além da categoria open, na Va’a haverá disputas também de atletas e times de juniores (até 19 anos), masters (40 anos ou mais), super masters (50 anos ou mais) e interbases (atletas de diferentes categorias), além da paracanoagem.

Na Oceânica a largada é o espetáculo a parte, onde aproximadamente 100 canoístas fazem largada única colorindo a praia, correndo com suas embarcações e se lançando ao mar. O percurso será o mesmo da elite da Va’a, 20km indo até a Ilha dos Pacotes, em Vila Velha, retornando a Camburi.

Crescimento do esporte no Estado

A Associação Capixaba de Kayak e Canoa (ACKC), órgão oficial de representação da canoagem capixaba junto à Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), conseguiu trazer a primeira etapa da Va’a para Vitória em função do crescimento do esporte no Estado. Já a Canoagem Oceânica, retorna à Vitória com a etapa do Brasileiro. Em setembro de 2014 foi realizado o Campeonato Brasileiro da modalidade em etapa única e o mar de Vitória fez toda a diferença nessa etapa.

Segundo Thassia Marques, da ACKC, a canoagem capixaba vem ganhando projeção, com vários atletas e times se destacando em provas nacionais e até internacionais, o que justifica a realização de uma etapa do brasileiro no Estado.

“No ano passado realizamos o campeonato estadual na Curva da Jurema, com grande número de inscritos. Vamos para o segundo ano do Capixaba Va’a Race, agora uma etapa do brasileiro, com aval da CBCa, e acreditamos que essa visibilidade vai incentivar ainda mais o esporte no Estado”, disse Thassia.

As inscrições para a competição devem ser feitas obrigatoriamente pela Extranet da CBCa, clicando aqui.

Oficina

Cauê Serra, um dos maiores nomes da canoa Va’a no Brasil, estará em Vitória no próximo final de semana (dias 25 e 26) para ministrar uma clínica com técnicas específicas de OC6, a tradicional canoa Va’a com seis remadores.

Remador de Va’a há 15 anos, o atleta é pentacampeão brasileiro de V1 (canoa va’a individual sem leme) e campeão brasileiro de OC6 . Técnico da equipe Tahoe e professor no clube Hoe Mana, em Santos/SP, Cauê já participou das maiores provas de va’a no mundo, incluindo a tradicional Moloka’i Hoe (2007), com percurso que liga as ilhas de Molokai e Oahu, no Havaí.