Que Surfski devo escolher?


A escolha de um Surfski não é simples e depende de vários fatores, os principais são os descritos aqui

Que Surfski devo escolher?Performance e Estabilidade

“A teoria diz que quanto mais largos os barcos são, mais lentos se tornam e quanto mais compridos, mais rápidos”, comenta Orlando Silva, do site Surfski Portugal.

Pode parecer simples mas a escolha do Surfski pode tornar-se uma verdadeira dor de cabeça, por que depende de vários fatores, segundo o site Global Surfski existem cerca de 117 modelos diferentes de 38 construtores pelo mundo.

 

Orlando também comenta que:

Os mais “Estáveis” não são necessariamente mais lentos que os “Performance”, nem estes são necessariamente mais rápidos. Tudo depende das capacidades de cada um e das condições onde os vamos utilizar. Para terem uma idéia de como os surfskis “Estáveis” são rápidos em downwind, lembramos que o recorde de prova do Molokai pertence a Dean Gardiner desde 1997 com 3:21:06 utilizando um modelo semelhante aos do grupo dos “Estáveis”.

Ou seja, a teoria diz que os mais compridos são mais rápidos, mas na prática, temos que equacionar nosso equilíbrio e onde vamos remar.

Usando a cidade de Santos como exemplo, remar dentro da baía de Santos, que é abrigada de vento e não levanta ondas, não precisamos nos preocupar com estabilidade, mas se você resolver remar no nordeste do país, onde os ventos e grandes ondulações são constantes, precisará de um surfski mais estável para enfrentar o mar batido e picado ou precisará ser muito habilidoso na técnica de remada para aplicar força.

Se você está começando na modalidade e tem pouca experiência, a tabela dos “Estáveis” é a mais indicada para você escolher um modelo de fabricação nacionais:

ESTÁVEIS
CONSTRUTORMODELOCOMPRIMENTO
(Metros)
LARGURA
(Metros)
NAUTILUSGaropé4,650,55
OPIUMRider5,530,52
Moana5,880,49

Qual surfski escolher, é uma decisão sua!

Terá que se sentir confortável no assento, se o espaço para as pernas está ok, se você é capaz de carregar o peso do barco, são vários fatores que somente testando poderá definir qual o melhor para você.

E se você já é um canoísta experiente, sem problemas com equilíbrio e com experiência no mar, seu surfski estará na tabela de Performance:

PERFORMANCE
CONSTRUTORMODELOCOMPRIMENTO
(Metros)
LARGURA (Metros)
CARAGUÁTACaraguatá6,500,43
CARAGUÁTAPoseidon6,440,43
EVOLUTIONCiclone6,500,45
OPIUMMolokai6,440,44
OPIUMX-Bow6,450,49
OPIUMInfinity6,440,44
OPIUMDW6,450,45
Olympic KayaksMaringá6,440,44
NAUTILUSScorpion6,500,45
YGARÁXamã6,500,43

Experimente o máximo de surfkis que puder para decidir qual o melhor para você, a regra é a mesma dos Estáveis, você estar confortável e equilibrado o suficiente para aplicar força na remada em mar mexido.

Após escolher o melhor modelo de barco para sua remada, você precisa definir o tipo de fabricação. Dependendo do valor que você tem disponível para investimento, pode-se comprar um Surfski mais leve e resistente, para isso existe a relação Custo X Benefício. Estude a melhor opção de compra.

Esses são alguns dos Surfskis fabricados no Brasil, inclusive já respondi muito email e mensagens no Facebook ajudando pessoas a escolherem seus barcos, desde um iniciante até alguém querendo melhor performance, a intenção não é favorecer ou prejudicar qualquer fabricante, mas sim, ter o objetivo de ajudar a decidir qual melhor barco pro seu interesse!

Este post foi baseado neste post do blog Surfski Portugal, do Orlando Silva.

1 resposta

  1. Vitor disse:

    Jefferson, boas dicas! parabéns pelo texto que
    resume bem as informações necessárias aos iniciantes e alcança, também, quem precisa de uma orientação experiente.
    abraço