Surfski Xamã da Ygará Caiaques
No final do ano de 2010, adquiri meu primeiro Surfski, era o Xamã. O primeiro modelo de Surfski da fabricante Ygará Caiaques, e de cara fiquei apaixonado por esse barco, que é baseado no V10L da Epic Kayaks, o modelo de ski mais antigo do que o que foi relançado no final de 2013.
O Xamã é fabricado em fibra de vidro pesando aproximadamente 18kg, possui dreno para esgotar o cockpit e finca-pés corre por trilhos fixados nas paredes do cockpit (ver imagem abaixo) que comandam o leme (de carbono). Possui também uma tampa de inspeção de 6″ (opcional) abaixo do respiro do casco.
Com cerca de 6,60m de comprimento e 44cm de largura, tem boa estabilidade e bom desempenho. Sem muito volume na proa, este ski acomoda bem remadores de baixa estatura, de 1,50m à 1,90m porém os mais altos ficarão desconfortáveis.
Caso tenha interesse no Xamã, o fabricante é:
Ygará Caiaques – Mauro
(15) 3363-4703
maurobvl@gmail.com
Segue algumas fotos de uma dia em que vários Xamãs foram pro mar de Santos:
Oi Jefferson, você gostou do molokai? O que achou de cada um?
Fala Guifw…
Quando testei o Molokai, os pedais do leme estavam muito afastado pro meu tamanho, parece que logo após ele foi arrumado facilitando a regulagem. Com isso acabou sendo uma experiência não muito “normal” visto que briguei bastante ‘solto’ em cima dele….
Sinceramente achei os dois muito parecidos, visto que o Xamã é baseado no Epic V10 e o Molokai, baseado num modelo da FENN.
Este que estou usando na foto tem uma longa história de fabricação e é feito de carbono.
Meu contato com o Molokai foi muito pouco, mas caso se interesse, posso te passar o email de uma pessoa que possui um para te dar maiores detalhes do barco!
Forte abraço, qualquer coisa é só me escrever!
boa noite, vi ao teu blog para desejar a todos um feliz ano novo!
Fica bem
Peço a todos que desejam manifestar sua opinião sobre qualquer modelo de Surfski fabricado no Brasil, que se IDENTIFIQUE para eu poder autenticar a informação. Obrigado.