Rio Va’a 2010


Essa aguardada viagem e competição foi MUITO melhor do que eu imaginava. Por ser a última do ano e por ser a primeira em vários sentidos. Foi minha primeira competição de SurfSki e sinceramente pretendo somente competir de SurfSki! Que delícia de barco, que mar, que vento, que ondulação… que surf!

A tortura começou em Santos, amarrando os barcos na carretinha, confusão de posições, qual vai, qual não vai, mosquitos atacando insanos nossas pernas, braços… mas acabou ficando serviço pra sexta feira, dia da viagem.

O combinado era eu vir trabalhar normalmente em São Paulo e no final da tarde passavam para me pegar e seguir pro Rio, mas era 16h da tarde o combinado e não as 18h hora do trânsito infernal de São Paulo, mas atrasos fazem parte!

Levamos cerca de 8 horas até o Rio, não dá pra ir muito rápido devido o peso da carreta e claro, pela segurança… e por ficar tarde, já era 01h da manhã, o Evaner acabou ficando com sono e optou por ir pro banco de trás, descansar e eu fui dirigindo de alguma cidade até o Rio de Janeiro, onde chegamos as 03h e ainda tinhamos que ir na Praia Vermelha deixar a carreta, por que a competição era cedo, às 08h!

Enfim chegamos ao hotel, na praia do Flamengo, nosso merecido descanso, mas peraí, tinha que estar as 08h na Praia, até arrumar as coisas, café da manhã, ir até a praia, tem que acordar as 06h… que tortura!!!

Em partes, eu estava louco pra chegar na praia, aliás, durante a viagem inteira não saia da minha cabeça a vontade de chegar logo para curtir e faltava pouco pra abrir aquele sorriso que denuncia qualquer um!

Sem muitos atrasos, primeira largada de canoas, botei meu Xamã na água e fui acompanhar, fazer uma remada matinal pra acordar de vez, afinal mal tinha dormido!

O sábado voou… 15h era minha largada, será que por mal ter dormido, estar cansado, um sol de rachar, vento forte, mar agitado, eu teria condição de beliscar uma medalha? Antes da largada eu escrevi que o mar estava pra SurfSki e que essa competição prometia!!!

Chegaram a cogitar de não largar devido ao vento, junto do SurfSki iriam as canoas individuais femininas e as canoas duplas masculinas, mas não teve conversa, vamos pra água, como diz o Seba (Cuattrin): “Vamos trabalhar…”..

No aquecimento estava legal, ondulação pra ninguém botar defeito, mas não dava pra ficar parado, tinha que manter remando pra não desestabilizar.

Largamos, saímos da Praia Vermelha, contornamos o Pão de Açúcar, entra na Urca e volta… eram 6 remadas e uma escorada (apoiar o remo na água para equilibrar e surfar na ondulação).

Na minha frente estava o Sebastián Cuattrin e o Celso Filetti, totalmente previsível essas posições, o mais legal é que eu conseguia ver eles na minha frente, não abriram muita distância, no resultado final mantive a 3ª colocação ficando 56 segundos atrás do Filetti e 4 minutos atrás do Cuattrin, foi um ótimo resultado pra mim!

Melhor ainda pela idéia que o Filetti deu para a organização, ao invés do SurfSki ser Open, separar as categorias Open e Master, assim premiariam outros remadores, dito e feito… Dividiram, de 3º subi para 2º lugar e o Thiago Arias ficou com o 3º lugar…. na Master o Celso em 1º, Marquinhos em 2º e em 3º um cara gente boa do Rio que não me recordo o nome!!!!

O mais legal é que as boas surpresas não acabaram ali, o sábado foi maravilhosamente bom!

Domingo eu ia remar, o Cuattrin chamou pra acompanhar a prova principal de canoa, mas eu queria passear um pouco, conhecer um pouquinho do Rio que ainda não conhecia e foi muito bom também, aproveitei bastante e curti muito o que tive…

A hora da despedida é sempre chata, mas valeu cada segundo dessa viagem, foi muito melhor do que imaginava e que venham melhores por ai, amo muito tudo isso! Valeu!

2 respostas

  1. Sergio disse:

    Parabéns pela matéria, fotos e colocação na prova!
    Abs.

  2. Anonymous disse:

    oi, rediges uma web page muito boa, gostei de o ler, e novamente aqui estou pois como estamos no natal Feliz Natal, e que para o ano venham muitas postagens para todos páginas online, sendo estes os votos de alegria dos bloguers!
    Feliz Natal e um fantástico ano novo